Por:

Coluna Magnavita: Bousquet promove exoneração coletiva de toda a estrutura de controle da Saúde

Por Cláudio Magnavita*

Aproveitando o hiato provocado pela troca de comando na Controladoria Geral do Estado do Rio, algo de muito estranho está ocorrendo na Secretaria de Saúde do Estado e que pode tornar insustentável a permanência do secretário Alex Bouquet.

Já está formatado para ser publicado amanhã, no Diário Oficial do Estadon o ato que exonera todo o corpo de controle técnico da SES.

No último dia 14, Bousquet exonerou o Subsecretário de Controle Geral l, o analista de Controle Leonardo da Silva Morais. Apesar de sair a pedido, a demissão foi em decorrência de um clima insustentável de relacionamento com o chefe. Ele ampliou as sindicâncias contra as OS (organizações sociais), multou e forneceu elementos para a investigações do Ministério Público.

Depois de um embate que resultou na prisão de Gabriell Neves, a nomeação foi considerada intervenção branca feita pela CGE na secretaria.

Bousquet agora demite de uma só vez os seguintes funcionários:

EXONERAR – THIAGO COUTO LAGE, ID FUNCIONAL Nº 5099084-5, do cargo em comissão de CORREGEDOR-CHEFE, símbolo DG, da Corregedoria Geral da SES, da Subsecretaria de Controladoria Geral da SES, da Secretaria de Estado de Saúde.

EXONERAR – EDUARDO WAGA, ID FUNCIONAL Nº 5015479-6, do cargo em comissão de OUVIDOR GERAL, símbolo DG, da Ouvidoria Geral da SES, da Subsecretaria de Controladoria Geral da SES, da Secretaria de Estado de Saúde.

EXONERAR – ROBSON RAMOS OLIVEIRA, ID FUNCIONAL Nº 2911435-7, do cargo em comissão de SUPERINTENDENTE, símbolo DG, da Superintendência de Governança, Conduta e Ética, da Subsecretaria de Controladoria Geral da SES, da Secretaria de Estado de Saúde.

EXONERAR – ANDRE LEMGRUBER ASTH, ID FUNCIONAL Nº 5006622-6, do cargo em comissão de COORDENADOR, símbolo DAS-8, Coordenação de Auditoria Operacional, da Superintendência de Auditoria Geral da SES, da Subsecretaria de Controladoria Geral da SES, da Secretaria de Estado de Saúde.

EXONERAR – MARCELLE MEDEIROS DE SOUZA, ID FUNCIONAL Nº 5015492-3, do cargo em comissão de ASSESSOR TÉCNICO, símbolo DAS-8

Os atos já estão formatados para publicação. Nas redes sociais dos auditores já foram dados vários alertas, entre eles:
“O Desmonte do Controle Interno da SES , tentativa clara de parar os trabalhos , inclusive os processos de Responsabilização que foram contra a as empresas que venderam os respiradores para o estado e o IABAS para a construção dos hospitais de Campanha valor total dessas compras : R$ 1.121.240.409,78 (um bilhão, cento e vinte e um milhões, duzentos e quarenta mil, quatrocentos e nove reais e setenta e oito centavos).”

Se o Diário Oficial publicar os atos nesta quinta, 17 de setembro, será uma péssima sinalização para o novo governo e concretizará a determinação do secretário Bousquet de estancar as punições e a alimentação de informações para os órgãos de controle.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.