Coluna Magnavita: Faxina na AgeRio

Uma das medidas mais aplaudidas do Governador Cláudio Castro foi a indicação de André Luiz Vila Verde para a presidência da AgeRio. O nome já foi aprovado pelo Conselho de Administração e espera apenas a homologação do Banco Central.

A saída de Alexandre Rodrigues colocou fim em um dos últimos redutos de Lucas Tristão, além de encerrar a estranha conexão de escritórios de advocacia com a liberação de recursos pela agência.

Até a posse de Vila Verde, a diretora Dara de Souza e Silva responde pela presidência da AgeRio. Ex-servidora da Caixa Econômica, um nome muito respeitado no setor financeiro e na classe empresarial, Dara fazia um importante contraponto, dentro de suas limitações, à desastrosa gestão de Rodrigues.

O setor do turismo e, especialmente, o Ministério do Turismo aplaudiram as mudanças. O secretário-executivo do Mtur, Daniel Nepomuceno, aumentou o volume de recursos destinados a socorrer empresas de turismo do Rio, já que o ex-gestor criava "entraves", gerando queixas sobre a burocracia do órgão. 

O novo presidente indicado tem MBA de Finanças no IBMEC. Na própria AgeRio, foi gerente regional de negócios e superintendente de de Grandes Empresas e Operações Estruturadas.