Coluna Magnavita: A Luz do Fux na conversa com Castro e Ceciliano em Brasília

A conversa com o ministro foi boa, aliás muito boa. O governador Cláudio Castro e o presidente da Alerj, André Ceciliano respiraram mais aliviados.

O Rio tem a sorte de contar com um carioca na presidência do STF, capaz de compreender a dimensão do desastre se o estado perder no Supremo.

O consenso é que a pandemia impossibilitou que os estados sentassem em uma mesa para buscar uma solução. É preciso ampliar a linha do tempo.

O editorial de O Globo, apontando que a Constituição garante os royalties para os estados produtores, pavimentou a conversa dos dirigentes do Rio com o ministro Fux. A tese levantada pelo jornal é a linha a ser seguida pelos estados. O jornal fez hoje uma grande contribuição a este debate, apresentando um ponto de vista técnico e sem viés emocional. Foi escrito em juridiquês, e agradou aos ministros da corte!

Nesta quarta, 28, Castro será recebido às 11 horas pelo presidente Jair Bolsonaro. A agenda inclui a construção de uma solução para o caso do royalties, já que o maior quinhão da partilha fica para a União.