Temperatura máxima na Seap

Conforme publicado na coluna, a exoneração de Marco Aurélio Santos da Seap saiu na edição extra do Diário Oficial, na noite de sexta- -feira, 29. Foi nomeado, conforme noticiamos, Raphael Montenegro. Ele assume no meio de uma crise na pasta. As reduzidas margens de ganho dos fornecedores de alimentos do complexo presidiário de Gericinó tiraram o sono de muita gente do Governo. Apesar de vários alertas e pedidos à Secretaria da Fazenda, existem débitos pendentes desde novembro.

Alguns fornecedores colapsaram literalmente e tiveram de suspender o fornecimento de café da manhã, almoço e jantar para 17 mil presos. A falta de comida seria um estopim para a convulsão no sistema prisional.

A solução emergencial foi conseguida após um desesperado telefonema do então secretário, Marco Aurélio Santos, ao coronel Leandro Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil.

Uma operação de guerra foi montada e boa parte dos novos recrutas teve que reforçar o time das cozinhas, garantindo as 17 mil refeições necessárias.

É nesse cenário emergencial que o Estado realizou a troca de comando da Seap. Foi a mesma coisa que trocar o piloto de um avião no meio de um pouso de emergência.

Neste caso, os bombeiros apagaram um incêndio de dimensão catastrófica. Um exemplo de unidade governamental e cooperação entre as pasta