Posse do TJ será no dia 5

Na próxima sexta, 5 de fevereiro, o desembargador Henrique Figueira toma posse na presidência do Tribunal de Justiça do Rio. O evento será semipresencial, transmitido pelo YouTube, e deverá contar com a presença do presidente do STF, Luiz Fux, além de ministros do STJ.

O desembargador Cláudio de Mello Tavares deverá fazer um pronunciamento histórico, relembrando a atuação do TJ durante a pandemia e o processo de impeachment, inédito em um grande estado brasileiro.

Já o discurso de Figueira é muito aguardado. Ele sinalizará os rumos da corte nos próximos dois anos. Quem o conhece de perto aposta que dedicará um bom tempo para o combate à corrupção, incluindo na lista os fantasmas das delações, inclusive do ex-governador Sérgio Cabral, que lançou uma manta de suspeição sobre nomes coroados do Judiciário. O novo presidente vai adotar o tom da tolerância zero, sem medo de cortar a própria carne.

O desembargador Henrique Figueira enviará uma mensagem aos juízes de 1ª instância sobre a necessidade de atualização permanente da magistratura. A aposta é que haverá uma sinalização ao MP estadual. Ele prestigiou a posse do procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Mattos, em janeiro.