Por:

Coluna Magnavita: Condenação de Sarkozy coloca lupa na Odebrecht no PROSUB

A condenação do ex-presidente Nicolas Sarkozy, deverá ter reflexo no Brasil e reacende um dos negócios mais nebulosos que ocorreram no Governo Lula, envolvendo diretamente a Odebrecht e o Governo francês.

A construção dos cinco submarinos, um negócio de U$ 7 bilhões ao longo de 20 anos, ultrapassa R$ 30 bilhões de reais, foi fechada pelo então ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a estatal francesa DCNS. O acordo envolveu diretamente Lula e Sarkozy. Na época, um negócio entre dois países. Na última hora surgiu uma carta escondida na manda dos lados: a construtora Odebrechet.

Inicialmente, a construtora foi contratada apenas para construir o estaleiro de Itaguaí. A “escolha”, sem licitação foi dos franceses. Nada demais, só que após a assinatura dos acordos, ela pula de empreiteira contratada para sócia do contrato milionário. Foi firmado uma joint venture com a DCNS.

Hoje, a condenação de Sarkozy por corrupção e as revelações sobre a forma de operação subterrânea da empreiteira sinalizam que algo de muito grave ocorreu nesse contrato. Sarkozy, Lula, Nelson Jobim, DCNS e Odebrechet, estão nesse negócio bilionário de defesa. O projeto está em curso e merece que se coloque uma lupa no que ocorreu e nos benefícios que geraram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.