Coluna Magnavita: Bombeiros na vacinação no Rio

A reunião no Palácio da Cidade era sobre o Carnaval. Porém, o prefeito Eduardo Paes adorou a sugestão do coronel Leandro Monteiro, secretário da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, falando em nome do governador, no fim do encontro.

Utilizar como postos de vacinação as unidades dos Bombeiros da cidade, com suas equipes de enfermeiros e médicos.

A ideia tomou corpo na segunda-feira, 15, quando o coronel Monteiro recebeu em audiência emergencial o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, que levou a proposta oficial para que a ideia seja colocada em prática. Nesta quinta, 18, já começam em quatro quartéis. Cada unidade terá 300 doses para a faixa etária de 75 anos. Nos próximos dias, se tiver vacina, as 17 unidades da capital estarão engajadas.

Quanto menor a faixa etária, maior é o número de candidatos a serem vacinados. Por isso, a necessidade de aumentar os postos de vacinação.

Durante a reunião do QG dos Bombeiros com Soranz, o comandante ligou para o governador Cláudio Castro, que não apenas validou a sua ordem inicial, como determinou que a medida seja estendida a outros municípios do estado, mediante solicitação das prefeituras.