Coluna Magnavita: Novos Secretários Estaduais do RJ

Nelson Rocha assume a Secretaria da Fazenda e Alexandre Chieppe a da Saúde 

Serão publicadas no Diário Oficial, amanhã de manhã, as primeiras mudanças no Governo Cláudio Castro. O atual secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, continuará na coordenação da logística de distribuição das vacinas, trabalho que absorveu grande parte do seu tempo. Guilherme Mercês deve retornar à Firjan. Ele é o último remanescente do governo Witzel, onde chegou a convite de Lucas Tristão. Nelson Rocha assume a Secretaria da Fazenda e Alexandre Chieppe a da Saúde.

Nelson Rocha tem 61 anos de idade, é contador, pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas. Começou sua carreira na iniciativa privada, na subsidiária brasileira do grupo francês Thales (ex-Thomson), onde chegou a cargo de Diretor Financeiro aos 25 anos de idade. Foi Diretor Financeiro e Relações com Investidores da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro, hoje Ampla, Diretor Financeiro e Relações com Investidores, da Lightpar – Light participações, Presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas de Rondônia, Conselheiro de diversos conselhos fiscais de empresas, como por exemplo: CEG - Companhia Estadual de Gás do Rio de Janeiro, Banco de Desenvolvimento do Rio
de Janeiro, participou da elaboração do mapa estratégico da Firjan para o Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – CRC – RJ, posto que conquistou após pleito por aclamação fato inédito na história da entidade, detentor da medalha Professor Orlando Martins Pinto, a maior honraria profissional contábil no Estado do Rio de Janeiro. Hoje atua como consultor em finanças para inciativa privada e setor público.

Na área pública atuou por 13 anos (março de 1995 a novembro de 2007) em diversos postos de relevância, como Assessor Chefe do TCE-RJ Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, responsável por toda área técnica do gabinete, Subsecretário de diversas pastas e atingiu o cargo de Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, onde conseguiu equacionar uma das piores crises financeiras do estado de todos os tempos, Foi um dos responsáveis pela modelagem e organização do Programa de Reforma do Estado do Rio de Janeiro em 1995, incluindo o Programa de Desestatização do Estado, tendo participado na estruturação do modelo.

Alexandre Chieppe tem graduação em Medicina (1992 a 1997) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Residência Médica, Programa de Residência Médica – Obstetrícia e Ginecologia pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (1998 a 2000) e é Major do corpo de bombeiros militar.