Coluna Magnavita: Os Andrade Figueira

O presidente do TJ, desembargador Henrique Andrade Figueira foi homenageado nesta segunda (5), em Itaguaí, na festa de 203 de fundação da cidade, com a reinauguração do chafariz histórico, construído em 1847 por seu antepassado, o Conselheiro Andrade Figueira. Também participaram do evento o juiz Richard Robert Fairclough, titular da Comarca, o vice-prefeito Valter de Almeida, vereadores e outros representantes municipais. 

Emocionado pela homenagem, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira recordou a história de sua família que teve origem em Itaguaí com Josefa de Andrade e José Luis Figueira, pais do Conselheiro Andrade Figueira, seu trisavô. O chafariz fica hoje no Largo Conselheiro Andrade Figueira, em tributo a Domingos de Andrade Figueira, que foi advogado e político brasileiro no século XIX, sendo conselheiro do Império e governador de Minas Gerais e um dos juristas que participou da criação do Código Civil. Ao lado do irmão João Pedro de Andrade de Figueira, representando o pai Sebastião Luiz de Andrade Figueira, o presidente descerrou a placa da revitalização e plantou uma muda de figueira em frente ao chafariz.

“Fico muito feliz e orgulhoso com esse momento, que é a marca de um legado de respeito e educação. Celebramos o aniversário da cidade felizes com os novos tempos de Itaguaí, baseados em progresso, cultura, sustentabilidade e educação”, disse o desembargador ao agradecer à população local.

O presidente também exaltou a Banda Municipal de Itaguaí, que foi restaurada e, de volta à ativa, se apresentou no evento. O prefeito Rubem Vieira agradeceu a presença do desembargador e destacou a história e o compromisso de sua família com a cidade.

“É uma honra e um orgulho tê-lo aqui conosco para celebrar mais um aniversário de Itaguaí. A população tem muito respeito e admiração por toda história da sua família na cidade e agora podemos contar com a sua presença para fazer essa justa homenagem”, disse.