Coluna Magnavita: Castro reage e mostra a Queiroga o seu lado pitbull, exigindo do Ministério mais vacinas

 

Cláudio Pitbull em ação - II

Na terça, 3, o governador Cláudio Castro, visivelmente irritado com a recusa de enviar mais vacinas para o Rio e limitar o aumento de cota para os estados fronteiriços, recebeu o ministro Marcelo Queiroga de maneira cortês, mas deixou claro que separava o carinho pessoal pelo ministro da forma que o estado estava sendo tratado. “Fui o primeiro governador a apoiar PNI da Saúde e serei o primeiro a abandonar se não entenderem que o Rio é um estado turístico e recebe visitantes de todo o Brasil e do exterior”, ameaçou Castro.

Telefonou, na reunião, para o presidente da Câmara, Arthur Lira, e pediu seu apoio para o aumento das remessas de vacina ao Rio. “Temos que combater o avanço da variante Delta e, já que ainda não podemos falar em terceira dose, teremos que aumentar o número de vacinados”, disse o governador para Lira que marcou uma conversa em Brasília para esta quarta, 4.

Na terça-feira à tarde, Castro telefonou para o governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador do tema Vacina e do enfrentamento à Covid do Fórum Nacional de Governadores, e nem precisou explicar muito. Dias reconheceu que o Rio deveria receber o mesmo tratamento dos estados fronteiriços e prometeu entrar em campo.

Participaram da reunião, além de Queiroga, o ministro do Turismo, Gilson Machado, que teve uma conversa em separado com os secretários Tutuca e Daniele Ribeiro. O alinhamento é para a retomada das atividades do turismo e cultura a partir do dia 15 de novembro. O Mtur vai apoiar as ações das duas secretarias estaduais.