Coluna Magnavita: Falece em São Paulo José Eduardo Guinle

Por Cláudio Magnavita

Ex-proprietário do Copacabana Palace e ex-secretário de turismo do Rio faleceu hoje em São Paulo, vítima de uma complicação de uma pneumonia.
José Eduardo estava superando um câncer de fígado e estômago, quando teve a pneumonia que o vitimou. Com apenas 74, falece um dos nomes que virou sinônimo de hotelaria de luxo e sofisticada. Seu último trabalho foi assessorar o hotel Saint Andrews em Gramado, o único seis estrelas do Brasil.
Filho de D Mariazinha e Octávio Guinle, o fundador do Copa com 17 anos, começou como estagiário no Copacabana Palace, passando por todos os setores e seções do Hotel, realizando todos os trabalhos inerentes a cada uma das funções. Teve na ocasião a oportunidade de vivenciar estágio com os mais destacados profissionais da Hotelaria.
Após um ano de estágio, foi Assessor da Diretoria, aprendendo e convivendo com os procedimentos administrativos da Cia. Hotéis Palace, ao mesmo tempo em que cursava a Faculdade de Economia da PUC-RJ.
Continuou como Assessor até findar o curso, quando vai para a Espanha para o Curso de Hotelaria da Escuela de Turismo e Hosteleria de Baleares, estagiando e trabalhando em hotéis 5 estrelas gran lujo, como o Castillo Son Vida e Valparaíso, de Palma de Mallorca.
Sua monografia de encerramento do Curso Hotelaria de Luxo foi considerada uma das três melhores.
Em seguida, fez o curso executivo de Administração Hoteleira, da Cornell School of Hotel Administration.
Ao reiniciar as atividades, no Copacabana Palace, assumiu a Diretoria de Marketing do Hotel, sendo responsável por toda a reestruturação da imagem do empreendimento e sua política de Relações Públicas e vendas, lidando com o Trade Turístico, Empresas, clientes VIPs e Corporativos, transferindo conceitos e práticas obtidas nos Cursos e trabalhos nos Hotéis mencionados.
Após cinco anos, assumiu a Diretoria Geral do Hotel Copacabana Palace, promovendo a maior reestruturação administrativa e serviços, desde a fundação do Hotel, comandando uma equipe de 550 funcionários. Na oportunidade, pode usar sua experiência para enfrentar a concorrência que se instalava no Rio de Janeiro, valorizando os espaços de eventos, como fonte alternativa de receita para o Hotel.
Realizou nessa época o turnaround do Hotel, com sucesso reconhecido pelo mercado e através do Premio Top de Marketing da ADVB-BRASIL e outros de Revistas especializadas do setor.
Permaneceu na Direção Geral do hotel até a sua venda, em Setembro de 1989. Foi o  responsável pela negociação e venda, em conjunto com seu irmão, Luiz Eduardo Guinle, tendo participado de todo o processo de due dilligence, com  o Grupo Orient Express.
A partir de então, ocupou cargo de Direção Geral, no empreendimento Marina Porto Búzios, com seus dois hotéis, sendo o responsável também pelo turnaround e upscale do nível de serviços  e receitas dos mesmos.
Durante esse período foi fundador do Rio Convention Bureau e, como Presidente Executivo, pode empregar seus conhecimentos de marketing , então valorizados pela pós-graduação nesta disciplina.
Por duas vezes foi Secretário de Turismo e Presidente da Riotur, comandando uma equipe de 350 funcionários, sendo responsável pela aplicação do orçamento da empresa, reestruturação da equipe, bem como o aprimoramento da qualidade do serviço prestado, em todos os seus níveis. Teve sua gestão reconhecida como uma das duas melhores, desde a fundação da empresa.