Acesse o novo portal do Jornal Correio da Manhã
www.correiodamanha.com.br

Cadastre-se para receber por e-mail
nossas edições em primeira mão.
Cadastre-se

Andorinha só não faz verão

Por Cláudia Chaves
Especial para o Correio da Manhã

Canções famosas podem ser mote para a composição de peças de teatro. O que acontece , por trás de grandes tragédias, também. Na junção desses dois ingredientes, a famosa canção que Caetano Velloso inclusive gravou – La Golondrina – e o atentado homofóbico ao bar gay Pulse em Orlando, que ao premiado autor espanhol Guillem Clua, escreveu La Golondrina, que vai aos poucos desfiando a força da letra da canção e qual a verdade sobre uma das vítimas.

Amélia, uma conhecida professora de canto , interpretada por Tania Bondezan, recebe Ramon, um jovem aluno – Luciano Andrey – que manifesta a vontade de se preparar rapidamente para cantar em uma homenagem fúnebre à sua mãe. Dessa aparente simplicidade, banal mesmo nas condições que a história se apresenta que, aos poucos, acontece um conflito que vai em ondas de crescendo, inesperadas , como acontece em um atentado.

A direção Gabriel Fontes Paiva, experimentado profissional do excelente Grupo Tres de Teatro, consegue equilibrar o drama pessoal, as dificuldades, aquilo que ambos os personagens tentam evitar e esconder, sem escorregar para algo que poderia até parecer inverossímil. Extrai do texto e destaca o que é mais importante: uma espiral formada por linhas opostas que, a cada episódio de lembrança, de revelação, vão se embolando, separando, até que definitivamente se encontram.

Em um cenário realista e ao mesmo tempo atemporal, as intepretações de Tania e Luciano também apelam para algo comum das pessoas quando estão envolvidas em algo incomum, improvável: pé no chão, falando como se falaria na chamada realidade. Os atores ganham expressão por conseguirem se mostrar na essência do que são os personagens. Pessoas cuja vida segue sem sobressaltos até que algo acontece e que lhes tira o chão, mas são obrigados a suportar a vida cotidiana.

O texto é afiado e afinado sem dar qualquer trégua ou respiro para a situação que só vai sendo desenvolvida em uma metáfora perfeita dos sentimentos de desvalia. Ramon tem que aprender a cantar La Golondrina- a andorinha – e só vai conseguir isso com a participação decisiva de Amélia. Assim, com aquilo que os une só será resolvido pela união dos dois.

Magnavita

Mais Artigos

Colunistas

Mais Artigos

Nove anos depois do incêndio na Boate Kiss, o caso foi julgado em Porto Alegre. Apenas quatro pessoas foram responsabilizadas por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio

O plebiscito de 1993, previsto cinco anos antes pela Constituição, mostrou que 86,6% dos eleitores preferiam o sistema republicano e 13,4% a monarquia. Ontem, quando o presidente em exercício...

A Constituição afirma, no seu primeiro artigo, que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente. Por Alexandre Garcia

Correio Expresso

Mais Artigos