Desvendando a mente humana no cinema

A relação entre cinema e psicanálise começa no próprio nascimento de ambos: 1895, ano em que Sigmund Freud e Josef Breuer lançam “Estudos sobre a histeria” e, na França, os irmãos Lumière fazem a primeira exibição pública do cinematógrafo. Logo se viu que a ligação era uma via de mão dupla: a teoria psicanalítica inspira roteiros e auxilia na construção dos personagens de um sem-número de filmes, que, por sua vez, frequentemente se tornam objetos de estudo e ferramenta de ensino da própria psicanálise.

Para discutir essa simbiose, o Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber promove, no próximo dia 15 de dezembro, uma sessão especial do filme “Zelig”, de Woody Allen, seguida de debate sobre a obra, com os psiquiatras Elie Cheniaux e Jorge Jaber e o psicanalista Gastón Sal. Antes do filme, Cheniaux fará uma sessão de autógrafos de seu livro “Woody Allen: seus filmes são mesmo autobiográficos?”.

Elie Cheniaux é professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e professor do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, além de escritor, com cinco livros publicados.

O argentino Gastón Sal, formado em psicologia pela Universidade Nacional de Rosario com doutorado pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, é professor e diretor de ensino da Escuela Psicoanalitica Argentina e também atua como psicanalista e palestrante, além de participar de um programa semanal na TV de seu país.

O psiquiatra Jorge Jaber é formado pela UERJ, com especialização em Dependência Química pela Universidade de Harvard. Além de diretor-presidente da Clínica Jorge Jaber, é professor da Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, além de Grande Benfeitor da Academia Nacional de Medicina.

O evento, gratuito, será no Estação Net Rio, em Botafogo, e começa às 18 horas, com a sessão de autógrafos do livro de Cheniaux, que estará à venda na livraria do cinema. A projeção do filme está marcada para as 20 horas, e o debate vem em seguida, com um coquetel de encerramento. Para participar, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e número do documento de identificação. As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da sala.