Isaac Bardavid, dublador do Wolverine e do Esqueleto, morre aos 90 anos

Por: Pedro Sobreiro 

Dono de uma voz inconfundível, o ator e dublador Isaac Bardavid faleceu nesta terça-feira (1), vítima do agravamento de um enfisema.

Ele estava internado em estado grave desde a última quinta-feira (26), em Niterói, por conta do agravamento da doença degenerativa que ataca os tecidos pulmonares.

Ao longo de seus 90 anos de vida, Isaac deu voz a diversos personagens icônicos, como o Freddy Krueger, de “A Hora do Pesadelo”, o Esqueleto, de “He-Man” e o Tigrão, de “Ursinho Pooh”.

Porém, seu maior destaque será para sempre o Wolverine, interpretado originalmente pelo ator australiano Hugh Jackman. Em 2017, no programa “The Noite com Danilo Gentili”, durante a turnê de divulgação do filme “Logan”, o apresentador paulista promoveu o encontro entre os dois em um dos momentos mais emocionantes do programa.

Na ocasião, Isaac agradeceu ao ator por ajudá-lo a viver na profissão por mais de 20 anos, enquanto Hugh se emocionou ao conhecer a lenda da dublagem, chegando a fazer reverência e afirmando: “As pessoas não tem ideia de quantas pessoas são necessárias pra criar um filme. O senhor é parte desse amor deles tanto quanto eu”.

Além das dublagens, Isaac Bardavid atuou em dezenas de novelas, como “Os Irmãos Coragem”, “A Escrava Isaura” e “O Cravo e a Rosa”.

Formado em Direito, Bardavid acabou seguindo pelo caminho da poesia e dramaturgia, presenteando o mundo com trabalhos inesquecíveis e eternizando sua voz em personagens que ficarão eternamente marcados nos corações de fãs de diversas gerações.