Sesc libera de forma gratuita mais de 2.000 partituras de 319 compositores em seu site

Quer ampliar seu repertório, praticar mais seu instrumento, conhecer novas composições ou difundir suas composições? Acesse o Sesc Partituras em http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/inicio e deleite-se em meio ao acervo que conta com 2.894 mil obras de 319 compositores de músicas clássicas e contemporâneas.

Você pode selecionar gratuitamente as obras indexadas por formação ou por instrumentos. Entre as várias formações há solo, trio, quarteto, sexteto, quarteto, banda de música, big band, orquestra de cordas e orquestra de câmara. Instrumentos são mais de 50. Entre eles, dos mais comuns, como guitarra, violão, contrabaixo, voz, flauta e piano, aos menos usuais, como teremim, caxixi e esraj.

Em algumas das partituras disponibilizadas há informações sobre gênero, duração, dificuldade de execução, ano de publicação, formação, além da instrumentação e outras observações.

Além de compositores e obras bem manjadas há algumas que estavam em posse apenas de instrumentistas e compositores. Entre elas, "Ciscando no Sesc", valsa de Hermeto Pascoal, muito bem transcrita pela flautista Mariana Zwarg, filha de Itiberê, contrabaixista que há muito acompanha o velho bruxo.

No intuito de incentivar a divulgação de novas composições, a plataforma possibilita que outros autores se cadastrem no site e disponibilizem as partituras de suas composições para assim ganharem maior visibilidade.

Essa é uma excelente oportunidade para, em tempos de isolamento social, você se dedicar mais ao seu instrumento, conhecer mais sobre algumas peças e praticar seu som para fazer bonito no futuro, quando estiver novamente tocando em grupo.