O som que vem das Gerais para o Rio

“Eu não vivo da música. Eu vivo para a música.” É assim que o mineiro de tradicional família libanesa, Márcio Hallack, define sua relação com a arte. Médico cardiologista por formação, ele é compositor, pianista e arranjador consagrado, lançando seu sexto álbum, “Desse Modo”, pela produtora e gravadora Kuarup, já disponível nas plataformas digitais.

Totalmente instrumental e no formato trio, com Márcio no piano, Éneas Xavier no baixo e Esdras Ferreira (Neném) na bateria – com algumas participações especiais como a dos saxofonistas Chico Amaral, Afonso Claudio e Zé Canuto, o contrabaixista Adriano Giffoni, entre outros - o álbum é recheado de homenagens. São dez músicas, clássicos da MPB com novos arranjos e autorais, celebrando compositores que o músico admira.

Com novas roupagens estão “Tudo Que Você Podia Ser”, dos também mineiros Lô e Márcio Borges, e “Novena”, de Márcio Borges e Milton Nascimento. Em homenagem ao multi-instrumentista Edu Lobo, a faixa “Dia de Santo Antônio”. Já a música que dá título ao álbum, “Desse Modo” e “To Ron”, são reverências ao jazz modal do compositor norte-americano Ron Miller (1932-2007), muito popular pelos sucessos que escreveu para os artistas da gravadora Motown.

Brincando com o samba de breque, a “Samba de Brecker” é uma homenagem ao saxofonista de jazz norte-americano Michael Brecker (1949-2007). Márcio também celebra Guinga na faixa “Chorin” e em “Valsi”, a lembrança é do compositor, maestro e arranjador Moacir Santos. Dedica “Tree” ao mestre Hermeto Pascoal.

Márcio alinha sua formação erudita, ao choro e ao jazz, surpreendendo a cada novo trabalho ou apresentação e sendo saudado pela crítica especializada. Além dos álbuns, lançou também dois DVDs, fez inúmeras apresentações pelo país e no exterior, compôs trilhas sonoras de filmes e mantém a mente inquieta, não parando nunca de estudar. Entre premiações e indicações podemos citar o terceiro lugar no "Festival Brahma MPB", no Rio em 1979, o primeiro lugar em 2002 no II e em 2007 no VII Premio BDMG – Instrumental, e a indicação ao Prêmio Tim do seu terceiro CD “De Manhã”. Foi ainda indicado pelo MySpace para a categoria “Wonderful Pianists” a partir de janeiro 2009.

Estava com shows agendados pelo Brasil para levar “Desse Modo” ao seu público, quando o mundo parou por conta da pandemia de Covid-19. Aguarda que as coisas se normalizem, pois acredita que o mundo nunca precisou tanto de música. Por enquanto, certo mesmo só o seu show no final do ano, no Rio de Janeiro, no Barra World Shopping.