Cultura | Sucesso com aquela ajudinha lá da Paraíba

Por Mariana Arrudas (Folhapress)

Lançada em 2008, a música “Deus Me Proteja”, do cantor e compositor Chico César, alcançou o primeiro lugar na parada viral do Spotify, há algumas semanas, após a advogada e maquiadora Juliette Freire cantá-la no Big Brother Brasil 21. O músico não só comemorou o resultado como também avaliou que a volta de sua música ao topo aconteceu de forma simbólica. “Já estava muito satisfeito com essa música desde que eu a gravei”, explica o paraibano, “mas, o fato de ela ter aparecido agora, na voz de uma mulher paraibana, foi bem simbólico e me deixa muito feliz”. O cantor destaca que através da canção, que é “a ponta do iceberg”, muitas pessoas podem conhecer mais de sua carreira. “Sou muito grato a Juliette”, completa.

“Deus Me Proteja”, que também tem a voz de Dominguinhos e da mãe de Chico, nasceu enquanto o músico tomava banho para ir ao forró. “A canção surgiu em cinco minutos, sem eu pensar ou planejar nada”, relembra. Para ele, abrir a torneira do chuveiro foi como “abrir a torneira da mente”, e antes de sair com os amigos, ligou para a secretária eletrônica de sua casa e gravou os versos para não esquecer. A música foi cantada por Juliette logo na primeira semana de programa, ainda em janeiro, e depois tocou na playlist da casa quando a competidora esteve no Paredão. Com isso, a canção ficou em primeiro lugar na lista Viral 50 Brasil do Spotify, em 17 de fevereiro. A versão ao vivo da mesma canção também apareceu, no 47º lugar, no mesmo dia.

Junto à comemoração, a assessoria do músico afirmou na ocasião que a versão do disco de 2008 cresceu 5.517% no Spotify, em dados consolidados de um mês, enquanto a versão ao vivo, presente nos extras do álbum “Estado de Poesia (Ao Vivo)”, de 2018, cresceu 352% no mesmo período. Os números foram confirmados pela plataforma de streaming.
No Deezer, a música de Chico César também cresceu após a cantoria de Juliette no BBB 21. “Deus Me Proteja” cresceu 2.200% até o dia 18 de fevereiro, na comparação com os 30 dias anteriores.

Atualmente, Chico César está trabalhando na produção de um álbum com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que contará com composições de ambos, todas feitas durante o período da quarentena. “Compus muito durante a pandemia, algo em torno de 100 músicas, sendo 20 dessas com o Zeca”, conta o artista.
Além disso, o cantor tem uma turnê marcada com o colega pernambucano Geraldo Azevedo, intitulada Violivoz. Os shows irão passar pelas capitais do Nordeste, e podem incluir apresentações também no Norte e Sudeste. “Iríamos sair inicialmente em maio do ano passado”, conta, “agora, provavelmente vamos sair em turnê em agosto”, planeja o músico.