Por:

Teatro | Questionamentos em sala de aula


Mudanças internas na direção de um colégio provocam a substituição de um professor de história do ensino médio. Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista assume o cargo e está diante de sua primeira e inesquecível aula inaugural. Esse é apenas o ponto de partida para uma série de questionamentos sociais e morais apresentado pelo personagem e que tem como pano de fundo o cenário atual da educação brasileira. “O Substituto” fará curta temporada com transmissão a partir de gravações inéditas realizadas em Niterói, Duque de Caxias e Campos.
Serão nove sessões entre 12 a 28 de março pelo YouTube da Documental Cia, de sexta a domingo às 20h. E todos os domingos após a última sessão de cada cidade haverá uma conversa com o ator Alexandre Lino pelo instagram da peça: @substitutoapeca.

Para realização dessa temporada a Documental Cia se une em uma parceria inédita com Grupos Artísticos locais. Em Niterói com a OST – na Oficina Social de Teatro (12, 13 e 14 de março), Duque de Caxias com a Cia de Arte Popular (19, 20 e 21 de março), e em Campos dos Goytacazes junta-se ao Grupo Nós do Teatro (26, 27 e 28 de março). Um encontro para troca de experiências e com o propósito de fomentar o intercâmbio entre coletivos de pesquisa teatral espalhados pelo Estado.

“O Substituto” reúne pela segunda vez o trio Maria Maya, Alexandre Lino e Daniel Porto em uma nova investigação pelo teatro documental. Diretora, ator e autor se encontram para falar sobre temas atuais da sociedade, incluindo questões que dividem opiniões. Sozinho no palco, Lino nas sessões presenciais contava com a participação do público como seus alunos durante a aula espetáculo. Dessa vez se aventura no formato de aulas virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.