Por:

Cultura | Todo lugar é lugar de dança

Festival dedicado à dança, o MoviRio adaptou-se às necessidades impostas pela pandemia e em sua edição especial MóVerão vai contar com bailarinos de várias partes do mundo, que ficaram atuando na rua, sem oportunidades durante a pandemia, e agora vão se apresentar em lugares abertos, além de dançar em patrimônios históricos da cidade como o Parque Lage, a Casa França-Brasil, Praia do Flamengo, Teatro João Caetano, Biblioteca Parque Estadual, entre outros. As atividades serão on-line e presenciais quando as medidas restritivas da Prefeitura forem flexibilizadas.

A criação artística, o intercâmbio, a diversidade e a formação de público estão entre os objetivos do festival. Experiências multissensoriais estarão presentes na programação que sugere a conexão de ideias, redes, pessoas e suas histórias.

Dos mais de mil vídeos enviados, 15 artistas foram selecionados para fazer intervenções artísticas. Eles gravarão vídeos com toda a infraestrutura profissional que serão exibidos durante os 21 dias do MoviRio. A Mostra dará prêmios especiais como intercâmbios com companhias profissionais.

Um dos escolhidos é o artista de circo Papito. O professor cubano trabalha na Escola Nacional de Circo, que está fechada neste período. Ele continua seus treinos com uma equipe na Praça da Bandeira, de forma voluntária e participa do MóVerão. Outro nome que está no espetáculo de residência no Rio é de Leonardo Brito, que estudava na Ailey School uma escola de dança moderna com sede em Nova York e teve que retornar ao Brasil devido ao momento do coronavírus. Ele já se apresentou com companhias como Mariinsky Ballet, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Emotions Physical Theatre, Dance Theatre of Florida, Alvin Ailey American Dance Theatre e Ailey II.

Espetáculos inusitados como “Janelas” vão mostrar a arte através das janelas de um prédio com direção de iluminação do premiado Paulo César Medeiros.
Nos dias 19 e 20 de março será a estreia de “Entre Solos e Canções” no Teatro João Caetano, resultado da residência artística realizado nos meses de fevereiro e março com bailarinos profissionais na Cia Vivá, através do festival. O espetáculo é uma conversação do corpo e da música de forma direta e singular ao que se pode pensar uma interpretação tripla de cada canção, através dos cantores, músicos e dos bailarinos de modo concomitante. A entrada terá preços populares.

A Campanha #Somosomovimento, baseada em ações de desenvolvimento sustentável (ONU), em parceria com o canal Novo Mundo, está criando uma rede de voluntários para a coleta de lixo em três praias cariocas. São mais de 200 voluntários que vão participar no dia 21 de março. Outras atividades estão no escopo do projeto: passeio cultural pelo centro histórico do Rio, atividades de dança livre, yoga e tai chi chuan no Alto da Boa Vista, e 15 intervenções urbanas com artistas de rua em locais da cidade de Niterói e nas quatro zonas da cidade do Rio de Janeiro – haverá também a gravação para um álbum visual a ser lançado daqui a um mês nas plataformas Spotify e Youtube).

O projeto terá ações em plataformas virtuais de forma a obter uma visibilidade nacional e internacional. A estimativa de alcance de público é de mais de 13 mil pessoas. Para o idealizador e diretor geral do Festival, Carlos Fontinelle, realizar o MóVerão em 2021 é significativo. “O MovRio é um festival que visa o movimento, e num ano tão atípico e com tantos receios, ele veio pra afirmar que precisamos mais do que nunca nos manter em movimento, tanto no corpo como na mente. A saúde em primeiro lugar. Optamos por lugares abertos, para estar em conexão com a natureza e também para respirar novos ares. Transformamos as dificuldades em novas oportunidades”, justifica o produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.