Cultura | Um caixote de dança e movimento

O Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) promove até domingo o Festival Caixote, uma mostra de dança e performance que, em função da pandemia, se realiza em formato on-line com exibição no canal de Vimeo do museu (https://vimeo.com/mamrio).

A programação inclui trabalhos de artistas de longa trajetória e atuação na dança do Rio de Janeiro; um artista convidado de São Paulo; e coreógrafos que apresentam suas primeiras criações. No sábado serão exibidos os seguintes trabalhos: O Pássaro e a Enguia (Laura Samy /Maria Alice Poppe), às 18h; Intervenção Leonardo Laureano, às 19h; A Força do Sensível (Alan Ferreira / Cia Skuadra), às 19h30; e Homem Torto (Eduardo Fukushima), às 20h. No domingo serão apresentados: Intervenção Eduardo Hermanson/Renann Fontoura, às 18h;  Quilombo (Cia Afro Black), às 18h30; Ensaio_MÃO (mão_coletivo), às 19h; e aCORdo (Alice Ripoll / Cia Rec), às 20h.

Ao longo da semana, o evento promoverá oficinas voltadas a dançarinos, performers e e demais interesados no tema. As atividades são gratuitas, mas a participação nas oficinas exige inscrição prévia.

O Festival Caixote no MAM foi idealizado pelas coreógrafas Laura Samy e Alice Ripoll e surge do desejo de movimentar a cena da dança carioca contornando a escassez de espaços e contextos para a circulação de trabalhos de dança e performance no Rio de Janeiro.

O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo a partir de recursos da Lei Aldir Blanc.