Pin It

O Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia abre a programação que será seguida de Ato em homenagem às vítimas do nazismo. O encontro reunirá instituições brasileiras que representam judeus e negros com institutos culturais europeus, para lembrar a importância do compromisso com os direitos humanos.

Projetado pela primeira vez no Brasil com legendas em espanhol, “Inferno Mittelbau Dora” conta a história do último campo de trabalho forçado construído pelos nazistas, onde os prisioneiros trabalhavam sem trégua na produção dos mísseis V2.

Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertava Auschwitz, marcando na história a data instituída pela ONU em 2005 como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. No Rio de Janeiro, esse ano, instituições brasileiras que representam judeus, negros se reúnem com institutos culturais europeus para lembrar a importância do compromisso com os direitos humanos.

No Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) - Rua Dom Manuel, 29, Centro- a homenagem inicia às 17h com a exibição do documentário premiado da diretora italiana Mary Mirka Milo “Inferno Mittelbau Dora”, que conta a história do último campo de trabalho forçado construído pelos nazistas, onde os prisioneiros trabalhavam sem trégua na produção dos mísseis V2. O documentário será apresentado pelo Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia, e será seguido por um breve debate. O filme, produto na Itália é disponibilizado pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio, através da rede diplomático cultural da Itália.

A programação conta ainda com um ato em homenagem às vítimas do nazismo, às 19 horas, quando representantes dos diversos grupos religiosos, étnicos, políticos e sociais serão lembrados pelo acendimento de vela. Encerramento com o key note speaker Carlos Reiss, Diretor do Museu do Holocausto de Curitiba.

O Memorial é iniciativa conjunta das seguintes entidades: Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro, Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, Goethe Institut, Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro-ARI, Associação Scholem Aleichem-ASA, Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), Embaixada da Polônia no Brasil.

 

Inferno Mittelbau Dora

Mittelbau Dora é o último campo de concentração construído pelos nazistas e o mais duro campo de trabalho forçado na Alemanha. Nele, os prisioneiros trabalhavam sem trégua na produção de misseis V2, as armas secretas projetadas pelo cientista Von Braun e que, nos planos de Hitler, teriam mudado a sorte da Segunda Guerra Mundial, eliminando os inimigos do Terceiro Reich. Os excepcionais testemunhos dos sobreviventes recriam uma narração intensa e muito envolvente, desvelando a incrível história do único campo de concentração subterrâneo realizado pelos nazistas. O filme dura 54’ e será projetado pela primeira vez no Brasil, com legendas em espanhol.

 

Serviço:

 

Local: Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) - Rua Dom Manuel, 29, Centro

Horário: 17 horas

Exibição do documentário premiado “Inferno Mittelbau Dora”

Direção:  Mary Mirka Milo

Apresentação: Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia

Entrada gratuita!

Horário: 19h - Ato em homenagem às vítimas do nazismo quando representantes dos diversos grupos religiosos, étnicos, políticos e sociais serão lembrados pelo acendimento de vela.

Realização: Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro, Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, Goethe Institut, Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro-ARI, Associação Scholem Aleichem-ASA, Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), Embaixada da Polônia no Brasil.