Por:

Tributo a Jamelão no Projeto Quartas Brasileiras

Desde 2015 ocupando uma quarta-feira por mês o Centro Cultural João Nogueira – Imperator, o projeto Quartas Brasileiras abre a temporada 2020 com as cantoras Ana Costa e Áurea Martins no espetáculo “Um tributo a Jamelão”. Com o repertório recheado de sucessos do inesquecível intérprete, o show é no dia 29 de janeiro, às 16h.

A ideia do espetáculo foi de Áurea Martins, que, recentemente, sonhou com Jamelão e resolveu fazer um show em homenagem ao rei do samba-canção. Convidou, então, Ana Costa, com quem, havia muito tempo, tinha vontade de dividir o palco. Ana, que também já cantou em orquestras, aceitou de imediato o convite. Juntas prepararam um show com repertório baseado nas canções imortalizadas por Jamelão. Combinando a vivência de cada uma, Áurea vai cantar a canção, e Ana, o samba.

No repertório, estão belos clássicos do cancioneiro de Jamelão, que nasceu José Bispo Clementino de Jesus e morreu em 2008. No repertório, sucessos como “Folha morta”, “Matriz ou filial”, “Ela disse-me assim”, “Cadeira vazia”, “Maria Rosa”, “Loucura” e “Esses moços”. Além de dois sambas eternizados na voz do Jamelão que homenageiam sua escola de coração: “Hino de exaltação à Mangueira” e “Piano na Mangueira”.

Áurea Martins e Ana Costa apresentam-se acompanhadas de um trio formado pelo pianista Itamar Assiere, pelo baixista Ivan Machado e pelo baterista Diego Zangado. Assiere assina também a direção musical e os arranjos que dão ao show um nobre e moderno resultado para canções tão clássicas. E assim as cantoras transportam a plateia para o clima das casas noturnas de música e jazz e para as grandes gafieiras – templos da música dançante das noites boêmias cariocas.

“Em linhas gerais, o samba-canção faz uma releitura mais elaborada na melodia – enfatizando-a – e possui um andamento moderado, o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano, centrado em temáticas de amor, solidão e na chamada dor de cotovelo”, explica Áurea.

O público do Quartas Brasileiras é fiel e costuma lotar o emblemático Imperator, hoje Centro Cultural João Nogueira. Isso porque a região do Méier tem poucas opções de lazer, especialmente espetáculos musicais. Mas moradores e frequentadores do bairro são muito ligados à cultura e à arte. Ana Costa se identifica com o Méier: “vivi num Internato de freiras ali mesmo chamado São Pedro de Alcântara, que  não sei se ainda existe. Passei dois anos da minha infância ali porque minha mãe não podia ficar comigo o tempo inteiro”.

Clássicos brasileiros cantados por duas das grandes intérpretes brasileiras, uma com mais de 40 anos cantando na noite carioca e outra com anos cantando o samba nas novas noites de samba carioca acompanhadas de um trio de excelência musical, só poderá dar como resultado um show encantador.

 

Sobre o projeto Quartas Brasileiras

Criado pela dupla Fernanda Santos e Flávio Loureiro em 2015, o projeto Quartas Brasileiras vem ocupando um espaço importantíssimo na vida cultural da região do Grande Méier, levando shows de grandes artistas para um público carente de opções, sobretudo em horários mais acessíveis nestes tempos de insegurança e violência. Não à toa, o Quartas Brasileiras, que leva shows ao Centro Cultural João Nogueira – Imperator no horário das 16h, é sucesso de bilheteria: 40 mil pessoas já assistiram aos espetáculos apresentados pelo projeto.

Pelo palco do Quartas Brasileiras, já passaram grandes nomes da nossa música como Ivan Lins, Zezé Motta, Golden Boys, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Eduardo Dussek, The Fevers, Leny Andrade e Miele.

“Áurea Martins vai participar, mais uma vez, do Quartas Brasileiras. Nestes cinco anos de projeto, ela se apresentou todos os anos. Nas homenagens a Ivan Lins, Elizeth Cardoso – ao lado de Alaíde Costa –, Dolores Duran – com muitos outros artistas –, Cartola com Leny Andrade; além da abertura do Imperator, quando dividiu o palco com Teresa Cristina, em mais um tributo a Elizeth; do aniversário de 95 anos de Dona Ivone Lara e do lançamento do songbook da saudosa cantora e compositora. Áurea adora a casa e o projeto. E tem mais: será o primeiro show de 2020, em que ela comemora 80 anos de vida”, empolga-se Flávio.

Fernanda Santos e Flávio Loureiro estão felizes com a missão cumprida. E a missão é bem cumprida porque eles ouvem os espectadores, as sugestões do público. Os dois curadores estão sempre atentos às expectativas de quem prestigia o projeto Quartas Brasileiras. Daí o sucesso que já está em seu quarto ano.

 

Serviço

Projeto Quartas Brasileiras

“Um tributo a Jamelão” com Ana Costa e Áurea Martins

Dia: 29 de janeiro (quarta-feira)

Horário: 16 horas

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Endereço: Rua Dias da Cruz 170, Méier. Tel: 2597-3897

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Lotação da casa: 724

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.