Novo 'Velozes & Furiosos' traz diversões impossíveis para toda a família

Por Pedro Sobreiro

Depois de passar por Estados Unidos, Arábia, México, Rússia, Brasil, Japão e Cuba, a nova aventura de Dominic Toretto e sua turma atinge níveis estratosféricos de diversão e missões impossíveis. Na trama, Dom (Vin Diesel) está vivendo escondido tranquilamente com Letty (Michelle Rodríguez) e seu filho. Porém, tudo muda quando a velha turma aparece oferecendo a ele um trabalho para derrotar Cipher (Charlize Theron), a mulher que matou sua esposa, e tentar encontrar o Senhor Ninguém (Kurt Russell), que foi atacado e supostamente morto. Toretto nega, mas acaba sendo convencido a participar. Então, contrariando suas expectativas, ele descobre que a pessoa por trás dessa confusão toda é Jakob Toretto (John Cena), seu irmão renegado.

Como de costume na franquia Velozes & Furiosos, o filme tem corridas de tirar o fôlego com carros tunados, muita pancadaria, troca de tiros e personagens esbanjando carisma. Porém, neste capítulo, a equipe criativa tenta trazer uma viagem pelo passado da família Toretto, mostrando desde o motivo do interesse de Dom pelos carros até o que causou a intriga entre os irmãos, que se separaram e seguiram caminhos diferentes. E a química entre os dois é bem interessante. Não que eles entreguem grandes atuações, mas cumprem com o esperado e dá para comprar a ideia de que eles sejam irmãos, apesar de não serem parecidos.

O nono filme também busca prestar uma grande homenagem aos filmes anteriores, trazendo de volta personagens que supostamente estavam mortos e alguns antigos personagens que fazem sucesso com os fãs até hoje, como o núcleo de protagonistas de Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio, que fazem uma participação especial em dado momento do filme.

No entanto, o filme só vai funcionar se o público entender que a equipe criativa decidiu abraçar a galhofa para não se levar a sério. Ou seja, o filme brinca o tempo inteiro com as missões impossíveis que os personagens vivem e abusam das famosas "mentiradas". Quem achou um absurdo ver carros pulando de paraquedas ou o The Rock desviando com as mãos o torpedo de um submarino nuclear enquanto corria no gelo, pode se preparar para ver mais coisas ridiculamente mentirosas sendo retratadas em tela da forma mais divertida e engraçada possível.

Velozes & Furiosos 9 é o filme certo para quem procura por diversão intensa e ação de primeira. É entretenimento em sua essência para agradar aos fãs de todas as idades.

Nota: 7