Por:

Looney Tunes voltam às quadras após 25 anos em 'Space Jam: Um Novo Legado'

Por Pedro Sobreiro

Sucesso dos anos 1990, “Space Jam: O Jogo do Século” foi um fenômeno cultural que marcou a infância de milhões de crianças pelo mundo, proporcionando a muitas delas o primeiro contato com o fantástico e insano mundo dos Looney Tunes.

Na história original, alienígenas querem escravizar os Looney Tunes, mas só farão isso se vencerem um jogo de basquete. Desesperados, Pernalonga e seus amigos sequestram o maior astro da história da NBA, Michael Jordan, para ajudá-los. Com essa proposta inesperada e sem sentido, a mistura de animação com live action conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e se tornou o filme sobre basquetebol de maior bilheteria de todos os tempos.

Agora, 25 anos depois do lançamento do original, LeBron James substitui Michael Jordan como o astro da NBA e estrela “Space Jam: Um Novo Legado”, a nova aventura do desenhos mais lunáticos da história.

Na trama, LeBron é convidado pela Warner Bros para estrelar seu próprio universo de filmes. A ideia foi proposta por Al-G Ritmo (Don Cheadle), uma inteligência artificial que busca reconhecimento dentro da empresa.

Porém, LeBron odeia a ideia e humilha Al-G. Revoltado, o computador transporta LeBron e seu filho para o mundo virtual, onde ele sequestra o garoto e propõe um desafio a LeBron: se o astro da NBA conseguir vencê-lo em um jogo de basquete, poderá ir embora com seu filho, senão ficarão presos lá para sempre. Sem ter muita escolha, LeBron aceita o desafio e começa a recrutar o time perfeito. No entanto, suas opções não estão disponíveis e ele acaba apelando para os Looney Tunes.

Diferentemente do original, em que a trama abordava mais a relação de Michael Jordan com os desenhos, “Um Novo Legado” foca na relação entre LeBron e seu filho para mover a trama.
E como o astro da NBA é um péssimo ator, a solução encontrada foi simples, mas bastante satisfatória. Em vez dele aparecer em carne e osso, James passa 80% do filme em forma de desenho animado, o que permite explorar diversas brincadeiras com a (falta de) lógica desse universo dos cartoons. Foi uma saída inteligente porque as dublagens internacionais melhorarão bastante a tentativa de atuação do craque das quadras.

Nos 20% do filme em que Lebron aparece em carne e osso, ele não compromete porque são cenas do jogo de basquete, então é mais a área dele. Nessa sequência do grande jogo, inclusive, são apresentadas versões em 3D dos Looney Tunes que funcionam muito bem.

Em meio a tudo isso, a Warner aproveita para vender seu peixe por meio do ‘Warner ServiVerso’. Grande parte do filme é dedicada a mostrar LeBron viajando por mundinhos virtuais das principais franquias da Warner, ao melhor estilo “Jogador N º 1”, sucesso de Steven Spielberg lançado em 2019. Eles aproveitam essa oportunidade para brincar com diversos personagens clássicos de universos como o da DC e o de Game Of Thrones.

Mantendo aquele espírito de aventura non-sense do original, mas trazendo diversas modernizações que fazem deste filme um grande retrato do entretenimento da transição entre as décadas de 2010 e 2020, “Space Jam: Um Novo Legado” é uma história divertidíssima que não supera o original, mas em momento algum tenta fazê-lo porque sabe que não seria capaz de vencer o sentimento nostálgico que ele causa no público.

Por isso, eles fazem referências ao antecessor, brincando sempre com ele, mas jamais se deixam engolir pelo filme clássico.
Com personagens consagrados e muita criatividade envolvendo o mundo da cultura pop, o novo Space Jam é a pedida certa para crianças e adultos que procurem a mais pura e simples diversão de blockbusters.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.