Crítica: 'Bacurau'

Por Pedro Sobreiro

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau é o filme nacional mais comentado dos últimos tempos. Com uma divulgação praticamente feita pelo público, o longa é perfeito para os fãs de ação, suspense e, bem, fã de cinema de qualidade.

A trama gira em torno da misteriosa cidadezinha de Bacurau. Localizada em algum lugar de Pernambuco, a pequena Bacurau é estranha, diversa e sem preconceitos. Os cidadãos se orgulham de morar lá e se unem para enfrentar as dificuldades da região, como a falta d’água, alimentação precária e a exploração do prefeito Tony Júnior. Toda a ambientação da cidade é feita com um propósito. A feira, o bar, o museu... Tudo está ali por um motivo e mesmo com tantas pessoas incríveis apresentados no filme, o personagem mais interessante é a própria Bacurau.

Falando nos personagens, o trabalho de casting da equipe é espetacular. Os atores entregam grandes atuações para personagens ambíguos, misteriosos e muito divertidos. O elenco etnicamente diverso é o retrato do povo brasileiro que não costuma ser mostrado nos cinemas. É deles que saem as maiores críticas sociais. Destaque para as atuações monstruosas de Sônia Braga e do alemão Udo Kier. A Dona Domingas de Sônia Braga é acolhedora e confrontadora. A brasileira sabe dar profundidade necessária para torná-la interessante, mesmo que não seja a protagonista. Já o Michael de Udo Kier é assustador. O ator esbanja presença e intimida toda vez que aparece em cena.

O grande mérito do longa é abraçar a esquisitice proposta e não se envergonhar disso. Bacurau é um filme estranho e vai usar isso para envolver o espectador na trama. O roteiro trabalha bastante com situações tensas e começa de forma lenta, fazendo parecer que não sabe para onde ir. Mas em questão de minutos, tudo muda e situações vão acontecendo para de forma interessante e instigante. Ele cria uma expectativa para o público tentar adivinhar o que deve acontecer na cena seguinte e surpreende a cada frame.
O terceiro ato é violência pura e explícita, mostrando a arrogância estrangeira e a engenhosidade brasileira. Sequências absurdamente bem dirigidas e escritas.

Bacurau é uma obra de arte com assinatura brasileira. Com muito potencial para virar obra de estudo nos curso e faculdades de cinema, o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles merece ser visto com bastante atenção no cinema mais próximo a você.