Por:

Escrita durante a pandemia, peça teatral aborda a existência humana

“Os Infortunados” está em cartaz na Barra da Tijuca neste mês de junho

“Vem realmente de uma necessidade de que algumas perguntas nos sejam respondidas. Acredito que todos nós, em algum momento, já procuramos significado na nossa existência. E é onde ela conversa diretamente com o público. ”, esse é o intuito da peça “Os Infortunados” que está em cartaz na Barra da Tijuca e chega ao seus últimos fins de semana de apresentações.

Dirigida por um jovem que a escreveu durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, “Os Infortunados” passa em um cenário apocalíptico e, inspirado no Teatro do Absurdo, o enredo acontece em qualquer época (passado, presente ou futuro). A peça traz dois (ou mais) personagens bem distintos, mas que são obrigados a conviverem juntos. “‘Pai’ e ‘Menina’ podem ser qualquer um de nós. São personagens em que a necessidade de sobrevivência e de respostas urgentes, levam-os ao extremo do início ao fim da peça”, comentou o autor e diretor, Lucas Vianna.

“Comecei a escreve-la no meio da pandemia, em 2020. Estávamos todos em casa, confinados, num dos períodos mais difíceis desses 2 anos que passaram. A arte realmente foi a cura para esse momento difícil. Com a peça pronta, em 2021 inscrevemos ela no edital (FOCA) e fomos contemplados. Após selecionar o elenco, iniciamos os ensaios em março, e estamos realizando nossas apresentações neste mês de junho”, completou.

Como citado pelo autor, a peça está sendo realizada através do edital FOCA (Fomento à Cultura Carioca) com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Nós artistas precisamos, cada vez mais de incentivo e investimento na cultura para que o nosso trabalho possa chegar até as pessoas”, ressaltou o jovem.

Lucas, durante entrevista ao jornal Correio da Manhã, não deixou de falar sobre toda a equipe que deu vida ao espetáculo. “Estreante na direção, tive a sorte de trabalhar com uma equipe maravilhosa. Destaco a atuação da produtora Amanda Diener, que além de produzir, fez a edição de arte visual e opera o som do espetáculo. E dos atores (Gustavo Damasceno e Juliana Gaignoux), que toparam esse desafio e se entregaram do início ao fim do processo”. Também fazem parte, Dans Souza (iluminação) e Misael Oliveira (Operação de Luz).

“Os Infortunados” tem apresentações neste fim de semana e no próximo, sempre às 20h, na Sala Nathalinha, localizada na Av. das Américas, 2000, no Freeway Center. Os ingressos podem ser adquiridos através deste link.

“Para mim, o mais legal da peça, é que ela tem espaço para você preencher com o que quiser. Com as suas questões, angústias e necessidades. Espero que vocês possam conferir e gostar deste trabalho”, finaliza Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.