Por:

Pai de uma menina, Brunno Daltro assume ser um homem pró-feminista e diz lutar contra o machismo: “espero que o mundo aprenda a ser mais gentil com as mulheres

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, Brunno Daltro assume ser um homem a favor da igualdade feminina. Em todos os sentidos. Além de ser muito ligado à mãe, a CEO da Rede Daltro Educacional, Teresa Daltro, o ator participa ativamente da educação da filha, Maria Teresa, que tem 1 ano e 10 meses. “Eu me considero um homem pró-feminista. As mulheres devem ser tratadas como iguais, sempre, em todas as situações. Quero contribuir para que o feminismo seja um movimento cada vez mais forte e que a opressão que cada mulher sofre acabe, de uma vez por todas”, espera.

Brunno, que fica com a filha a cada 15 dias, acredita que o fato de ser pai de uma menina é fundamental para que tenha a oportunidade de se engajar ativamente como atuante do empoderamento feminino. E, inclusive, cria a menina desde pequena para que ela reconheça seu lugar no mundo. “Eu sempre incentivo que ela seja independente. Quero que tenha voz numa sociedade que, infelizmente, ainda é machista. Educo a minha filha com todos os valores de ética para ser uma pessoa íntegra, honesta, verdadeira. Além, claro, de ter respeito ao próximo e saber se respeitar”, afirma.

E, mesmo que o artista de novelas como O Rico e Lázaro, Apocalipse e Gênesis, da Record, diga que as mulheres, hoje, possuam muito mais espaço para mostrar sua força, o momento é propício para o debate. “Não estou dizendo que o preconceito e a discriminação acabaram, claro que não, está tudo aí para quem quer ver. Mas temos muito mais discussão sobre o tema do que na época da minha mãe ou da minha avó, por exemplo. Isso é muito importante! Hoje, a geração de mulheres é empoderada e sabe dos seus direitos, se posicionando de forma coerente contra as agressões que enfrentam, sejam psicológicas ou físicas. Antes, não tinham esse espaço, o que ainda está sendo conquistado por mérito delas”, opina.

E quando o assunto é inspiração, Brunno se derrete pela mãe, Teresa. “Ela é uma mulher muito potente, decidida, forte e me ensina diariamente. Trabalhamos juntos em nossa rede de ensino, a Rede Daltro Educacional, e temos uma parceria não só de mãe e filho, mas de trabalho”, elogia o ator, que também cita uma diva da cultura nacional: Zezé Motta. “Zezé abriu muitas portas para todas as mulheres negras. Um exemplo para as novas gerações”, observa.

Para o futuro, o ator diz, ainda, ter esperança de que a igualdade entre os gêneros seja uma realidade. Para ele, a mulher deve conquistar a igualdade em todas as áreas: seja no ambiente profissional ou na vida pessoal. “O homem deve colocar a mulher como igual, nas suas relações. No trabalho, as mulheres devem ganhar igual aos homens, além de terem a mesma chance de crescimento profissional, sem isso de profissões específicas para homem e para mulher. Elas devem ser tratadas sempre com respeito e dignidade, não sendo tratadas nunca como menores e nem serem objetificadas pela roupa que usam ou deixam de usar. Muita coisa deve mudar. E isso deve partir de dentro de casa, para toda a sociedade. É aquela frase, que faz sucesso e deve ser praticada: lugar de mulher é onde ela quiser!”, comenta ele, que usa as redes sociais para exaltar o trabalho das manas e no seu cotidiano. “Sempre as trato de maneira igualitária, seja nas gravações ou no meu trabalho. Sou um defensor da causa feminista, tenho uma relação de proximidade e troca com muitas mulheres, na minha vida pessoal e profissional. E, como fui criado por uma mãe muito forte e muito presente, que sempre buscou o seu espaço e conquistou destaque, através de uma personalidade forte, sou fruto disso. Minha mãe é feminista. Logo, o machismo não tem vez lá em casa, nem na minha educação. Simplesmente, não tolero homens machistas e não compactuo com isso”, declara.

Como todo pai, Brunno admite que não quer que a filha sofra por conta de atitudes misóginas. “Nenhum pai quer que o filho sofra. Mas quero criar a Maria Teresa para o mundo, com o que ele tem de bom, e ruim. Quero preparar minha filha para enfrentar tudo isso com a cabeça erguida, a autoestima elevada e com muita consciência de seu papel. Dessa forma, vai saber lidar com situações que possam vir a ser desagradáveis. E espero, sinceramente, que até ela se tornar adulta, o mundo aprenda a ser mais gentil com as mulheres e que eu possa contribuir para isso. E, claro, estarei sempre ao lado dela para que essa luta tenha cada vez mais força!, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.