Aneel e INEL criam grupo de trabalho para solucionar gargalos de conexão na geração distribuída

O INEL (instituto Nacional de Energia Limpa) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) firmaram acordo nesta quinta-feira (04), em Brasília, para a criação de um Grupo de Trabalho para buscar soluções técnicas para um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor de energia limpa no país – a conexão de geração distribuída. O GT, coordenado pelo INEL, conta com participação de outras entidades representativas do setor.

O presidente do INEL, Heber Galarce, destacou a importância da criação do grupo de trabalho entre a Aneel e lideranças do setor para jogar luz sobre os pleitos das entidades e para a contribuição do setor no endereçamento dos problemas em relação à conexão de geração distribuída.

"A reunião foi positiva pela criação do GT e para ampliar o debate sobre esse gargalo do setor de energia limpa. É fundamental buscar a uniformidade de padronização, no que for possível, para os processos de conexão em geração distribuída”, explicou.

Galarce liderou a comitiva de associações na reunião com o Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone e técnicos da Secretaria de regulamentação e fiscalização em geração distribuída. O diretor da agência esclareceu o andamento da atualização da norma que versa sobre a conexão de consumidores e ressaltou a importância de formalização detalhada das questões alegadas pelas entidades para que a Aneel aprofunde a avaliação e estabeleça uma agenda de trabalho conjunto.

Participaram da reunião na Aneel representantes da ABIOGÁS (Associação Brasileira do Biogás), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e ABRAPCH (Associação Brasileira de PCH e CGH).