Empresa quer acabar com a ideia de que “lavanderias são coisas de gente rica”

Em 2014, após retornar de uma viagem a Europa, o empresário mineiro Fernando Reis Vigato se identificou com o segmento de lavanderias e chegando ao Brasil decidiu investir em um modelo de franquias que desmistificasse a ideia de que “lavanderias são serviços caros e inacessíveis”. A primeira unidade foi aberta em Varginha (MG). Atualmente, são 62 unidades, em 19 estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Para, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espiríto Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goías, Mato Grosso, Paraíba, Roraima e Alagoas.

Em 2021, a empresa encerrou o ano com um faturamento de R$ 4,5 milhões. Para 2022, o empresário tem planos para abrir 70 novas unidades. O empreendedor vê espaço para crescer amparado na necessidade de economia doméstica e na oferta de casas cada vez menores.

O diferencial da franquia é que para reduzir o investimento inicial do franqueado, Fernando foca em economia de recursos, como água e energia elétrica. Com isso, a marca consegue economizar 40% de água. O preço médio por peça de roupa é a partir de R$ 4, mas, dentro do plano mensal, dependendo da localização da unidade, o serviço de lavagem e passagem pode sair por R$ 2 por item. Outro importante diferencial aplicado pela empresa são as plataformas educacionais do negócio tanto para os treinamentos iniciais como para as atualizações periódicas.

"O franqueado aprende a empreender e a se desenvolver profissionalmente e tem acesso a todos os processos específicos do segmento de lavanderia, com os detalhes necessários para obter sucesso no negócio", afirma Fernando Vigato, diretor da eLav.
A eLav foi formatada para o investidor iniciar o seu empreendimento de forma segura, com um custo operacional baixo e ir crescendo seu negócio gradativamente de acordo com a demanda de clientes. Desta maneira o investidor não precisa desembolsar grande quantia de dinheiro e ficar esperando o retorno.

"Acreditamos que esta seja a forma mais segura de se investir, pois o investidor consegue rapidamente atingir a quantidade suficiente de clientes para chegar ao ponto de equilíbrio da operação, a partir daí os lucros vão crescendo gradativamente de acordo com o aumento de clientes" afirma Fernando Vigato, diretor da eLav.
Para tornar a franquia ainda mais barata, com um investimento que a enquadrasse como microfranquia, o aporte inicial para unidades da eLav varia entre R$ 59 mil e R$ 69 mil e já inclui tudo: taxa de franquia, capital de giro, reformas, insumos e máquinas.