Por:

Uma ideia na mente e o empreendedorismo no coração

Aos 11 anos ele começou com pequenas vendas pela internet, mas não teve muito sucesso. Aos 15, precisou largar os estudos e começou a trabalhar como motoboy. Muitos poderiam achar que esse era o fim, mas Alexandre Trajano, de Rocha Miranda, zona norte do Rio de Janeiro, percebeu que tinha um dom e não desistiu até ver seu sonho realizado.

Morador do subúrbio carioca, ele começou a se aventurar no mundo das vendas com materiais elétricos, até que um dia, ouviu de seu chefe o conselho que mudaria para sempre sua vida. “Monte seu próprio negócio”, dizia. Mas Trajano não queria competir com a mesma clientela e decidiu se aventurar por outro mercado, de revenda de máquinas de cartão.

Em 2016, a novidade começou a chamar a atenção. Ao comprar as maquininhas em grandes quantidades nos principais sites de venda, o empreendedor fez com que as maiores empresas do setor se interessassem em propor uma parceria. Mas ainda enfrentava burocracia para chegar a certas regiões. “Existiam muitas dificuldades para os pequenos empreendedores e principalmente para quem mora na periferia”, afirma Trajano.

Passados seis anos, com mais de 16 mil revendedores espalhados por todo o Brasil, ele conta que a situação é bem diferente. “Hoje consigo chegar nessas regiões e levar os produtos”. Atualmente, com milhares de consultores atuando em todos os estados do Brasil, ele comemora um sucesso que é partilhado por todos. “O melhor disso tudo é poder ajudar muitos pais de família levarem seu sustento para casa”.

Site próprio e crescimento durante a pandemia
De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a adesão de micro e pequenas empresas ao uso de maquininhas de cartões magnéticos cresceu 17% em cinco anos, passando de 39% em 2016 para 56% em 2021. “Acredito que nesse mercado, para quem vende, não existe crise. O mercado de vendas está sempre aquecido”, conta Trajano.

Em 2020, ele criou o site "Full Entregas”. De forma online, não só revende máquinas de cartão de crédito e débito para todo o Brasil, mas também reúne consultores por meio da plataforma. Com isso, Trajano facilitou o acesso de novos colaboradores em um ano marcado pela instabilidade no mercado. “Com o aumento do desemprego por conta da pandemia, muitas pessoas precisaram procurar um trabalho alternativo. As máquinas acabaram se tornando uma saída para que continuassem com alguma fonte de renda”, revela.

Realizado, aos 25 anos, ele conta que o empreendedorismo fez com que realizasse seus maiores sonhos. E apesar de ter fé, não imaginava que seu início no mundo das vendas daria tão certo. “Não esperava tamanha proporção, não só de crescimento, mas de reconhecimento das principais empresas do Brasil. Com a consistência nas vendas, hoje temos credibilidade, muitas marcas me procuram e buscam saber quem eu sou. Isso é fantástico”, comemora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.