XP terá nova sede e oferece trabalho remoto permanente a seus funcionários

A XP anunciou nesta terça-feira (11) que terá uma nova sede no interior de São Paulo nos próximos meses e que passa a oferecer a possibilidade de trabalho remoto de maneira permanente a seus funcionários.

A novidade foi apresentada em forma de um e-book denominado "XP de Qualquer Lugar", no qual a corretora traz um futuro "imaginado" de suas operações em um momento de início da reabertura da economia no país ante a pandemia do coronavírus.

Segundo a companhia, a escolha da cidade que vai receber a nova sede -denominada Villa XP- já está em andamento. A ideia é que o prédio da sede, "moderno e sustentável", fique próximo à capital paulista, com fácil acesso a aeroportos e rodovias.

Nas dicas dadas pelo livro digital, a ideia é que a Villa XP conte com heliponto e que seja alimentada 100% com energia renovável, contando também com uma tecnologia de reaproveitamento de água e uso de materiais sustentáveis.

Além disso, a nova sede também deve contar com espaço para crianças, sala de exposições com tela de cinema, fotos, obras e painéis interativos que contem a história da XP. Haverá ainda área com mesas e poltronas, um café, palco de eventos e salas de treinamentos. A Villa XP contará com um complexo esportivo com quadras de tênis, basquete, futebol pista de corrida, piscina e academia de ginástica.

Pelo projeto, o complexo terá uma loja, a XP Store, para vender o livro "Na Raça", que conta a história do fundador da corretora, Guilherme Benchimol, e outros artigos, como camisetas e o chamado "coletrader", colete de nylon acolchoado, símbolo do mercado financeiro paulistano.

"Não deixaremos de ter uma sede. Ela só mudou de lugar e de finalidade. Despedimo-nos dos arranha-céus à beira do rio Pinheiros para buscar um espaço que tenha mais a nossa cara", diz o texto do anuncio no e-book.

Segundo a XP, o prédio no bairro Itaim Bibi, na capital paulista, será mantido.

Em relação ao trabalho remoto, a companhia afirmou que já passou a oferecer a seus funcionários a possibilidade de home office permanente.

"Mobilidade é a palavra de ordem nesses novos tempos de trabalho a distância. Garantir que a nossa infraestrutura remota esteja, no mínimo, igual à que tínhamos no modelo antigo é fundamental para trabalharmos bem em qualquer lugar", diz a corretora no livro.

Ainda segundo o e-book, a empresa fornecerá todo o equipamento necessário ao trabalho remoto aos seus funcionários, como notebook, monitores adicionais, mouse, teclado, fones sem fio e com cancelamento de ruído, quando necessário, entre outros.

"O nosso time de infraestrutura mapeia constantemente os diferentes perfis de colaboradores e estabelece, em conjunto com os líderes das diferentes áreas, um kit básico que atenda a cada um deles. Esses kits são entregues na casa do colaborador antes do início da semana de onboarding [integração]", afirmou.

A companhia também afirmou que trabalhará com horários flexíveis, que ficarão à critério de cada área da empresa, e que contará com uma plataforma de autoatendimento, onde o funcionário poderá solicitar serviços, encontrar informações e registrar e resolver problemas.