Por:

Confira detalhes do Pix

Mais de 25 milhões de pessoas já se cadastraram no Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, cuja operação se inicia em 16 de novembro. Contudo, é importante entender o seu funcionamento e evitar cair em golpes.

O Pix é uma nova forma de pagar e receber valores que funcionará 24 horas por dia. A diferença dos métodos tradicionais - DOC, TED, cartões de crédito e débito - é que o dinheiro será transmitido instantaneamente (em até dez segundos), além de não haver cobranças de taxas para pessoas físicas.

Mas o Pix é seguro? O sistema é tão seguro quanto às outras transações pela internet. O principal problema, na verdade, é as páginas falsas que "roubam" dados dos clientes, o chamado "phishing". Por isso, não entre em páginas aleatórias que prometem fazer o cadastro para o sistema.

Ate o momento foram criados, pelo menos, 30 sites falsos com o nome Pix, segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky. Outra dica: não clique em links recebidos pelas redes sociais.

Para se cadastrar no sistema, basta entrar no aplicativo ou site do seu banco – todos são obrigados a oferecer essa opção. Cadastre então a sua chave, que pode ser CPF/CNPJ, email, telefone ou a chave aleatória, um conjunto de caracteres gerado pelo sistema. Na hora de pagar, é só identificar o recebedor e aprovar o pagamento, como em qualquer transação.

Por Alessandra Kormann/ Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.