Pix está oficialmente no ar

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, no lançamento oficial do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, que a ferramenta poderá viabilizar o crescimento de pequenos negócios, além de gerar uma melhor inclusão financeira à população.


Durante a cerimônia, Campos Neto também afirmou que o Pix pode gerar verticalização no comércio e reduzir intermediários entre os compradores e os vendedores.


“Foi iniciado um processo de verticalização de vendas, que vai mudar muito o mercado financeiro. Você vai passar a ter texto, mensageria, o conteúdo e o pagamento numa cadeia integrada. Quanto melhor for a experiência do usuário, mais integrado e disponível vai ser”, disse.


A verticalização é um conceito empresarial em que uma companhia concentra todos os processos para a produção de um produto.


“Vamos passar a registrar ativos em ambiente eletrônico, no processo que chamamos de tokenização, isso faz com que o acesso seja mais fácil e elimina intermediário em vários processos de venda”, destacou Roberto Campos Neto.


Até o momento, 71 milhões de chaves foram cadastradas no sistema e quase 2 milhões de transações entre instituições diforam realizadas na fase restrita.


O Pix permite fazer pagamentos e mandar dinheiro para pessoas ou empresas de maneira instantânea, independentemente da instituição de recebimento.