Com salto de elétricas, Ibovespa sobe 1,5%

Folhapress

O Ibovespa fechou em alta de 1,5%, a a 113.749,90 pontos, nesta quinta-feira (25), com o setor elétrico entre os destaques positivos após a Equatorial divulgar um resultado trimestral robusto e a indicação de um nome considerado técnico pelo mercado para comandar a Eletrobras.

Além disso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) avalia vetar corte de energia para baixa renda, mas prevê compensar elétricas. As ações da Equatorial subiram 6,95%, após a empresa divulgar lucro de R$ 1,4 bilhão no quarto trimestre e possível interesse nas privatizações da empresa de saneamento Cedae e da distribuidora de energia elétrica CEEE-D.

Já a as ações ordinárias (com direito a voto) da Eletrobras fecharam em alta de 4,96% em meio à indicação do governo federal do atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia e ex-Aneel, Rodrigo Limp, para assumir o comando da estatal. Durante o pregão, chegaram a subir 6,16%. "Apesar de considerarmos o evento extremamente negativo do ponto de vista da governança, fato do novo presidente ter postura pró-privatização e boa circulação política pode mitigar os efeitos negativos provenientes da escolha sumária por parte do Executivo", diz a equipe da Ativa Investimentos em relatório. A Energisa avançou 5,11%.

Além disso, declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trouxeram alívio aos investidores. Campos Neto procurou explicar a "normalização parcial" da política monetária citada pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) na última decisão sobre o juros, na qual elevou a Selic de 2% a 2,75% ao ano, e que fazer "mais e mais rápido" reduz intensidade do ajuste total.

Para o cofundador e presidente-executivo da startup de análises e educação financeira Top Gain, Alison Correia, Campos Neto sinalizou que o BC buscará o controle da inflação, mas sem necessariamente acelerar o ritmo de aperto nas próximas reuniões. "Isso acalmou o mercado", disse.

O analista da Clear Corretora Rafael Ribeiro endossou a premissa acrescentando que, pelas palavras de Campos Neto, o BC não subirá a Selic a ponto de deixar de estimular a economia e deu a entender que o mercado está exagerando no ritmo de alta. Correia também citou como fator positivo declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, relacionados a medidas de combate à pandemia de Covid-19, que, segundo ele, costumam agradar investidores porque têm base técnica.

Guedes, afirmou nesta quinta que o governo continuará a anunciar medidas de auxílio aos impactos econômicos da crise sanitária da pandemia da Covid-19, dentre as quais o pagamento antecipado do 13º a aposentados e pensionistas. O dólar fechou em alta de 0,56%, a R$ 5,67, impulsionado pelo fortalecimento global da moeda americana, agravamento da pandemia no Brasil e contínuas incertezas fiscais.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em alta de 0,52%. Dow Jones subiu 0,62% e Nasdaq, 0,12%, após dados apontarem melhora do mercado de trabalho americano e autoridades do Fed (banco central americano) reforçarem promessa de apoio à economia.