'Trader' milionário usa canal no YouTube para falar sobre o mercado financeiro

Redação

Se você esbarrar com Marcelo Ferreira na rua vai jurar que ele é músico. De boné, óculos coloridos e tatuagens nos braços, ele não aparenta ser dono de uma fortuna de oito dígitos. Isso porque, esse mineiro de 38 anos é um trader – um investidor do mercado financeiro. E, na prática, ele ensina qualquer pessoa a operar na Bolsa da Valores com base em gráficos do mercado financeiro nacional e estrangeiro. 

Marcelo atua no mercado financeiro há mais de 20 anos. Foi no Forex, maior mercado financeiro do mundo, que ele se tornou uma lenda e teve lucros exponenciais. E daí que surgiu a ideia de descomplicar e democratizar a informação e ensinar outras pessoas a lucrarem como ele.

Sua vida profissional começou ainda menino como entregador de farmácia, mas já tinha o olhar apurado para os negócios e sede de ganhar dinheiro. Sua primeira grande jogada veio com a "Amor Eterno", empresa de telemensagem que criou na década de 90. O "felizes para sempre" acabou quando as telemensagens estavam no auge e ele vendeu em uma transação vantajosa. Depois, montou uma loja de roupas no BarraShopping (Rio de Janeiro) até chegar aos gráficos econômicos em 1999.

Ainda na época do papel milimetrado, Marcelo teve o primeiro contato com o mercado de finanças. Ele observava os rascunhos e estudos de um amigo íntimo da família, que comprava e vendia ações. 

Hoje, Marcelo Ferreira é um dos maiores traders do país e desenvolveu sua própria técnica – a Fimathe. "Eu ajudo as pessoas a fazerem a leitura correta dos gráficos e analisarem com muita técnica e frieza os números. Compartilho o conhecimento que adquiri ao longo desses 20 anos de atuação no mercado financeiro, sem rodeios, pelas minhas redes sociais, tornando acessível para todos os meus ensinamentos", informa o investidor. 

E, com um olho no pregão e outro na câmera de celular, Marcelo entendeu que a digitalização e a crise contribuíram para um maior número de pessoas aprenderem como investir no mercado financeiro. "As pessoas cortam tudo que pesa no orçamento. O único corte que não é feito é do pacote de dados e da internet em casa. O acesso à internet é o primeiro passo para se pensar em começar a operar como 'trader', relata. 

Com mais de 220 mil inscritos no canal do Youtube e 133 mil seguidores no Instagram, Marcelo marca presença em ambas as redes quase diariamente - com vídeos produzidos ou por meio de lives -,  e, além de compartilhar toda a sua bagagem e experiência, ele apoia sua audiência de forma emocional. "Eu falo bastante com eles sobre o comportamento do mercado e como trabalhar o lado emocional para lidar com a perda e o ganho de dinheiro. Em ambos os casos, de ganhar ou perder, é importante ter alguém para trocar experiências, falar sobre trajetória e ajudar com passos mais assertivos", informa o investidor. Hoje, Marcelo é o único trader do Brasil a operar na cifra dos milhões publicamente.