Por:

Investimentos em bolsa de valores não declarados e movimentações de bolsa incorretas: ainda dá tempo para corrigir

Mais de quinze dias após o prazo final para a entrega da declaração de imposto de renda, o investidor de bolsa que prestou contas com o Leão precisa continuar atento para saber se precisará fazer a declaração retificadora ou não. Isso porque, o contribuinte que investiu qualquer quantia na bolsa de valores, ao longo do ano de 2020, está obrigado a informar todas as operações para a Receita Federal. Mesmo que o valor tenha sido um valor pequeno, inferior a R $1.000,00, por exemplo, ou que tenha tido apenas prejuízo.

Alice Porto, da Contadora da Bolsa, alerta que, caso o investidor não informe corretamente as aplicações em bolsa, a Receita poderá bloquear o CPF do contribuinte. E, nesse caso, a pessoa terá sérios problemas, pois não poderá usar cartão de crédito, movimentar conta bancária, tirar/renovar passaporte, operar na bolsa de valores, comprar remédio controlado, renovar carteirinha do conselho da sua profissão, fazer financiamento de carro ou imóvel, pegar empréstimo bancário e até receber salário (no caso de servidor público). "Os investidores devem apresentar declaração retificadora, caso tenha informado alguma movimentação de forma errada e caso precise incluir alguma operação em bolsa de valores no ano de 2020", afirma.

Na verdade, a Receita pode ter uma visão distorcida do contribuinte que investiu em bolsa e achar que ele está ganhando muito dinheiro. E, assim, vai querer saber os valores corretamente, de cada investimento, sejam ações, fundos de investimentos imobiliários, recebimento de proventos, dentre outros. Entretanto, quando o contribuinte informa exatamente aquilo que ele movimentou na bolsa, de acordo com as notas de corretagem, ele mostra para o governo tudo o que foi investido e elimina o risco da má interpretação pela Receita.

“A partir do momento que você coloca dinheiro na bolsa, você entra no radar da Receita, que sempre vai considerar que você é rico e está ganhando muito dinheiro! Então, quando você declara de forma proativa os investimentos realizados na bolsa, está realmente se protegendo e ao seu patrimônio, da mordida do Leão”, explica Alice.

Contudo, caso o contribuinte não tenha declarado corretamente as operações em renda variável na bolsa de valores, ainda dá tempo de fazer uma declaração retificadora e acertar os valores. Para isso, deve abrir o programa de declaração do IR 2021 e, em seguida, clicar em "Retificar" e proceder com as alterações. “É possível retificar as declarações dos últimos cinco anos, então, mãos à obra!”, finaliza a contadora que promoverá, dia 17, às 20h, uma palestra virtual gratuita em seu canal do Youtube (@contadoradabolsa) ensinando o passo a passo para retificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.