Movimento quer impulsionar negócios entre Brasil e países da África

Joana Cunha (Folhapress)

O Instituto Êxito, do empresário Janguiê Diniz, dono da Ser Educacional, e o grupo Hermes Pardini, de medicina diagnóstica, assinaram um acordo de colaboração com países da África, para apoiar um novo movimento que busca fomentar negócios entre empresas brasileiras e africanas.

Chamado de Beyond África, o projeto é encabeçado pelo empresário Paulo Pan, que também se reuniu em São Paulo com o embaixador da Tanzânia no Brasil para discutir a criação de um escritório comercial do país na capital paulista.

Segundo Pan, a ideia é replicar alguns serviços do laboratório na África junto com a empresa de saúde HCA, fundada pelo empresário.

Com o Instituto Êxito, o plano é desenvolver produtos da área de educação empreendedora, com cursos e mentorias de finanças e gestão de negócios. "Não é fácil falar de África no Brasil. A maior dificuldade é romper uma barreira cultural dos empresários brasileiros. Temos que entender que existe oportunidade", diz Pan. O Beyond África também pretende expandir as negociações para outros setores, como o farmacêutico e financeiro.