Edição 23.559

Abra o link para ler o pdf completo     

A manchete desta edição mostra que a indústria brasileira cresce, mas não recupera perdas registradas durante a pandemia. Ao mesmo tempo, a Organização Mundial do Comércio (OMC) estima queda de 13% do comércio global.
A edição destaca ainda da tragédia de uma explosão que matou dezenas no Líbano.
A coluna de Cláudio Magnavita mostra que Otoni de Paula, de carrasco de Witzel a candidato do PSC.  De forma inteligente, Ottoni virou carrasco do governador e nunca atirou contra o pastor da Assembleia de Deus, Everaldo Pereira, presidente nacional do PSC, escreve. No editorial "Prefeito proíbe eventos corporativos  enquanto faz seus próprios eventos eleitorais", o jornal condena a iniciativa. "O setor de eventos ficou perplexo com a decisão do grupo de notáveis (diga-se passagem, altamente remunerados) de jogar para a última fase a liberação dos eventos corporativos. É o maior tiro no pé da atual gestão", opina. A Covid, como é  esperado, mata mais em bairros pobres. Temos reportagem ainda sobre o novo normal da volta às aulas no Rio; Parque  Olímpico da Barra reabre; documentário desnuda a pandemia pré-covid; startup inova com corporativismo online e Nabil Sahyoun explica o  movimento Unidos pelo Brasil. Outras notícias: Governo impediu projeto de auxílio a profissionais de saúde, alegando falhas  em proposta. O Congresso vai decidir sobre o veto de Bolsonaro. Ministra Cármen Lúcia diz que dossiê antifascista do Ministério da Justiça é incompatível com democracia - STF dá 48 horas para governo se explicar; Pligo: uma opção para eventos online.  Na arte, tem textos sobre o legado de Ziembinski para a cena teatral brasileira e o  Festival de Inverno de Petrópolis em versão online.
A coluna Correio Paulista informa que o TCESP faz debate on-line com o médico infectologista David Uip, que coordenou o Centro de Contingência para o Coronavírus em São Paulo, A discussão acontece entre 10h30m e 12h00, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Pública de Contas Paulista (EPCP) no YouTube (streaming.tce.sp.gov.br/lives). A proposta, em estudo, de reter parte do FGTS do trabalhador demitido é considerada tola, estúpida, informa a coluna Outras Páginas. ‘Pela vida, pelo trabalho e pela renda’. Com esse slogan, entidades e empresários criam o Instituto Unidos pelo Brasil, para lutar pela reabertura comercial no país.  Comparando números de cartório com dados oficiais, colunista do Paraná questiona os números de covid-19 do Ministério da Saúde. Especialista afirma que ‘EUA deveriam pensar em lockdown’ contra a pandemia. O Brasil já registra 2,8 milhões de casos de coronavírus, 96 mil mortos e 1,9 milhões de recuperados. É preciso muito cuidado com o coronavírus. Use máscara.
Boa quarta-feira!
Boa leitura!