Por:

Governo que não se comunica, se trumbica


Governo que não se comunica, se trumbica

Fala do Ministro Paulo Guedes na sexta reforçou o alerta

Por Cláudio Magnavita*

O Governo Federal tem porta-voz ? O Governo Federal tem secretário de imprensa? A EBC, com suas emissoras de televisão e rádios, só serve para passar filme de Mazzaropi e concertos de música clássica? Existe coordenação das assessorias de comunicação dos ministérios, algumas contratadas a peso de ouro? Existe contraponto aos ataques até de emissoras amigas? Existe contraponto ou multiplicação em mídia espontânea das televisões que recebem R$ 1,3 bilhão em mídia oficial ? A Secretaria de Comunicação é algo mais do que um bureau para compra de publicidade, sem o lado jornalístico? A Agência Brasil da EBC faz algum trabalho para melhor a imagem do país na mídia internacional ? A estrutura de imprensa das embaixadas é usada para melhorar a imagem do Brasil? O presidente tem algum programa semanal de bate-papo distribuído para as rádios do Brasil inteiro?

O Correio da Manhã é o único grande jornal que por decisão empresarial não se cadastrou na Secom para receber verbas oficiais. Mesmo se quisesse, o Governo Federal não poderia anunciar no nosso veículo. Decisão que nos garante autonomia para fazer os questionamentos acima. Desde a saída de Fábio Wajngarten a comunicação social entrou em parafuso. Repetimos: é um erro empastelar Comunicação Social com telecomunicações.

A área de imprensa deveria voltar ao núcleo duro no palácio, de preferência na Secretaria Geral da Presidência, com o general Eduardo Ramos. O setor começou mal com o general Santa Cruz, que criou as amarras do desmonte. Recuperou o atraso com a chegada de Wajngarten.

Passou a ter uma estratégia e hoje entrou em colapso definitivo. A EBC é medrosa e não tem garra para fazer seu papel de defender uma agenda positiva. O Ministro Paulo Guedes foi cirurgicamente honesto na sua fala na última sexta, ao lado do Presidente: “Vivemos um colapso na comunicação”. Guedes está revoltado. Se tivesse uma comunicação eficaz parte das crises seriam morta no nascedouro. Boa parte deste problemas é a incapacidade de reagir e de acreditar que este governo pode ser defendido. As pautas positivas são abafadas por medo e incapacidade de defendê-las. Os jornais, rádios e televisões simpatizantes estão sem interlocutor. Foram abandonados.

Comunicação social é para o especialistas. O general Costa e Silva teve Carlos Chagas, o general João Figueiredo teve Alexandre Garcia, o general Geisel teve Humberto Barreto, Fernando Henrique teve Ana Tavares e o presidente Bolsonaro tem quem? Ele não possui hoje qualquer estrutura própria ou que não esteja abduzida pelo Centrão. Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica se trambica”. O Velho Guerreiro não poderia ter sido mais assertivo com o Governo Bolsonaro e sua pseudo equipe de comunicação.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.