A prova de fogo da Cedae

A prova de fogo da Cedae

Por Cláudio Magnavita*

Engana-se quem pensa que a Cedae deixou de existir com as concessões de saneamento básico do Rio. A empresa continua na ativa, mas servindo apenas para a captação de água do rio Guandu, e não mais para a distribuição de esgoto para os 92 municípios fluminense, papel que cabe, agora, às empresas Iguá e Águas do Rio.
Por isso, para não sair mal na foto neste verão 2022 com o velho problema da geosmina, a Cedae inicia, no dia 25, a manutenção preventiva do sistema de coleta de água do rio. A ação, que mobilizará 400 profissionais, será uma prova de fogo para a empresa e, também, para o governo do Rio, pois, caso o problema da geosmina volte em janeiro de 2022, pode gerar um efeito negativo para o projeto do Executivo estadual nos serviços de saneamento das cidades.

É fundamental não apenas para a Cedae, como também para o governador Cláudio Castro, que as águas fiquem incolores, inodoras e insípidas neste verão, pois, em ano eleitoral, qualquer impacto pode mudar o jogo em outubro. Por isso, é fundamental que tudo dê certo logo na largada de 2022.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã