PEC do próprio deputado Arthur Lira amplia de 11 para 15 as cadeiras do STF

PEC do próprio deputado Arthur Lira amplia de 11 para 15 as cadeiras do STF

Por Cláudio Magnavita*

Começou a andar novamente a PEC do deputado Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, quando ainda era um simples mortal no parlamento. É uma proposta audaciosa, que aumenta de 11 para 15 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto estava engavetado e agora ressurge pela conjunção de novos fatores. O primeiro é que o autor virou presidente da Câmara, com pleno poderes para gerir a ata e fazer a proposta de emenda constitucional. Outro fator é a irritação do parlamento com o STF, que resolveu legislar e usurpar funções que são privativas do Legislativo. Se a PEC caminhar, o presidente Jair Bolsonaro poderá indicar quatro novos ministros até o fim do seu mandato.

A falta de diálogo entre o Executivo e o Judiciário e o clima de acirramento de ânimos com o próprio Legislativo, gerou combustível para turbinar a PEC, que tem como autor o próprio Arthur Lira, o que cria uma saia-justa para os ministros do STF, que, de uma hora para outra, podem ganhar quatro novos membros.

Ser contra a PEC é não reconhecer o crescimento demográfico do país. Nas mãos de Arthur Lira uma das pautas mais explosivas de 2021. E ele tem coragem para seguir adiante e ampliar a pluralidade da nossa Suprema Corte.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã