Rádio, um canhão eleitoral

Rádio, um canhão eleitoral

Por Cláudio Magnavita*

Será uma manhã histórica este 1º de dezembro de 2021, quando será realizado, no Auditório do Palácio Guanabara, o I Encontro de Rádios do Estado do Rio de Janeiro, com a presença dos dirigentes de mais de 80 rádios do interior do estado. Uma ação de comunicação inédita e totalmente afinada com a democratização da informação, promovida pelo Governo Cláudio Castro.

O rádio é instrumento precioso e, muitas vezes, desprezado pelos governantes, principalmente as pequenas emissoras. Esquecem que elas são os maiores formadores de opinião local e representam um poderoso instrumento político eleitoral. A transformação das AMs em FMs amplia este espectro e permite, com a convergência digital, que um munícipe saiba as noticias de sua cidade, mesmo estando longe.

O subsecretário Igor Marques acertou ao abraçar a sugestão que nasceu no Conselho da Rádio Roquette-Pinto, que pertence ao estado, e que, na atual gestão, tem sido turbinada.

A presença do próprio governador na solenidade de abertura – e no corpo a corpo com estes dirigentes – é uma demonstração da sua sapiência política e de quanto valoriza o interior.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã