Moro, o clone de Witzel

Moro, o clone de Witzel

Moro imita Witzel e vai ganhar salário de R$ 22 mil do partido 

Por Cláudio Magnavita*

O fluminense já conhece esta história. O salário que o Podemos pagará ao ex-juiz Sérgio Moro é exatamente o mesmo que o PSC pagava ao seu ex-juiz de estimação, Wilson Witzel na fase pré-campanha: R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), dinheiro público oriundo do fundo partidário.

As semelhanças entre os dois ex-magistrados federais não param por aí. Witzel deixou a magistratura por um projeto político partidário. O mesmo ocorreu com Moro. Enquanto um concorria ao Governo do Rio, o outro deixava a toga, com o aval de Paulo Guedes, para virar ministro de Estado. Ambos têm esposas que influenciam no cotidiano e são advogadas. O modo de agir de Rosângela Wolff Moro e Helena Witzel é similar: elas mandam nos maridos. Helena interrompia reuniões no Laranjeiras, mandava o marido se recolher e despachava os presentes. Rosângela fazia a mesma coisa quando o marido era ministro.

A esposa de Moro abriu um instituto com o seu nome que criou vínculos com o então ministro Luiz Henrique Mandetta na Saúde. Abriu também a HZM2 para cursos e palestras, realizando eventos para o marido patrocinados por grandes empresas. Helena, de forma mais modesta, advogou para empresas próximas. Os dois ex-juízes miravam o Planalto há muito tempo. São gêmeos univitelinos nas suas ambições.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã