A união faz a força

A união faz a força

Por Cláudio Magnavita*

Há muito tempo que a representação empresarial precisava de uma oxigenação e respirar exclusivamente o ar de bonança que o Rio atravessa. O evento do governador Cláudio Castro na sede da Associação Comercial do Rio traduziu não apenas a retomada do prestígio da entidade fundada em 1809, mas a geração de conteúdos técnicos e objetivos. Os pleitos e dúvidas apresentados pelo presidente da ACRJ, José Antônio Nascimento Brito, o Josa, foram elaborados pelos diferentes comitês técnicos da casa. Algumas agendas emblemáticas foram colocadas, como a questão do Galeão.

A Associação ocupa o papel plural de todas as forças produtivas, como a Firjan já faz bem na Industria e a Fecomércio no segmento de bens serviços e turismo. As duas estavam representadas. É necessário haver diálogo com o poder público, mas com altivez e sem subserviência.

Aliás, o ponto mais aplaudido da fala do governador Cláudio Castro foi quando ele colocou o empresariado como protagonista da retomada do Rio e a credibilidade de um governo que estende tapete vermelho para quem quer investir no estado e não cria as dificuldades de um passado recente. A casa de Mauá retoma o seu protagonismo.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã