O ciclo virtuoso que merece ser aplaudido

O ciclo virtuoso que merece ser aplaudido

Por Cláudio Magnavita*

Convidamos os pessimistas de plantão para uma reflexão. O estado do Rio de Janeiro passa o natal de 2021 bem diferente dos anteriores. O clima neste ano é de paz. Funcionalismo estadual rigorosamente em dia, inclusive recebendo a folha de janeiro antecipada. Com o 13° pago, com os salários de dezembro e antecipação de janeiro na conta, trazendo uma injeção na economia fluminense de quase R$ 5 bilhões de reais. No cenário político o Governo é formado por uma colisão de partidos, todos unidos em um só rumo: o desenvolvimento do Rio. Os três senadores do estado estão alinhados em uma mesma legenda partidária e atuam juntos.

Os presidentes dos três poderes em uma convivência respeitosa e com amplo diálogo. O desembargador Henrique Figueira, o deputado André Ceciliano e o Governador Cláudio Castro contribuem para o clima de paz que o Rio tanto necessitava.

No campo empresarial o dialogo respeitoso com o três poderes têm o mesmo desdobramento harmônico. Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira na Firjan, José Antônio (Josa) Nascimento Brito na Associação Comercial e Antônio Florêncio Queiroz na Fecomércio contribuem para o fortalecimento de uma agenda em defesa do Rio.

O primeiro ano do Prefeito Eduardo Paes foi de arrumação de casa e definição do rumo eleitoral/partidário. A cidade voltou a ser uma referência no cenário nacional e o Prefeito ganhou musculatura financeira para deslanchar nos próximos anos. No seu secretariado, uma janela para o surgimento de novos nomes da politica carioca. O Rio resgatou a sua credibilidade e a retomada de investimentos foi materializada no exitoso leilão das concessões do saneamento, encerrando o ano com uma segunda rodada. Um 2021 que deve ser aplaudido por todos e torcer para que ele se mantenha em 2022.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã