Por:

Campanha política de 2022 terá muito sangue e baixaria

Campanha política de 2022 terá muito sangue e baixaria

Por Cláudio Magnavita*

O ano de 2021 vai deixar saudades no campo da política. Foi tranquilo. Já 2022 será o ano da artilharia pesada e da destruição de reputações. Preparem a pipoca para uma super produção sanguinária a lá Guillermo Del Toro.

Lula será poupado no horário gratuito eleitoral? É só vasculhar as redes sociais e ver como os petistas e o ex-presidente estão sendo tratados. Será ressuscitado todos os escândalos e desvios nos governos Lula e Dilma. O conflito entre o ex-prisioneiro e o seu algoz e quase carcereiro em uma disputa presidencial é um enredo tão surreal, que seria recusado pelos estúdios de cinema.

Na política brasileira não há espaço para um pacto de respeito mútuo e manter o debate no campo das propostas de Governo. Vai ser baixaria pura.

Quanto mais baterem na tecla da corrupção do PT, quem ganha é Jair Bolsonaro. Quatro anos de governo sem nenhum escândalo para chamar de seu. Até Sergio Moro chega à campanha com um enorme teto de vidro, principalmente pela sua vida pós toga. Tem também as relações pouco explicadas de Rosângela Moro e a sua fundação.

Nem o carola Geraldo Alckmin escapa de uma lupa investigativa. O hoje governador João Doria, eleito na onda antipetista e no Bolso-Doria, é hoje o arqui-inimigo do presidente. Ele mantém um canal aberto com Moro, que seria o seu vice dos sonhos. O ex-juiz foi abraçado pelo MBL, movimento que, por sua vez, pisca para Doria.

A grande incógnita dos marqueteiros é descobrir como o eleitor/telespectador receberá esta roupa suja lavada no horário gratuito. O clima de sangue pode afastar os indecisos e a audiência ser exclusiva para os já convertidos. É o mesmo clima que pode enfraquecer os debates. Bolsonaro será um alvo e o seu ponto fraco é o retorno da inflação. A economia será o grande tema em 2022. O ano será inesquecível para quem gosta de sangue e muita baixaria.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.