Por:

Certificado de vacinação serve para que mesmo?

Certificado de vacinação serve para que mesmo?

Por Cláudio Magnavita*

A exigência de certificado de vacinação serve para alguma coisa? Não se pode dar um passo sem ter que apresentá-lo. Ok! Fui vacinado e aí? Isso significa que não poderei me contaminar e ser transmissor? A resposta é clara. Nos últimos dias, explodiu os casos em vacinados e que estavam transmitindo sem saber. O que resolve é o teste e o Brasil, campeão de vacina, está se posicionado mal na questão da testagem.

Não entrou na cultura do Brasil o teste e isso serve até para os portadores de planos de saúde, que descobriram a falta de cobertura das carteiras nos os testes ou mesmo para reclamar a ausência de testagem em massa por entes públicos. Quem quiser fazer um antígeno tem que pegar fila até em farmácia ou nos postos de drive thru.

Não entrou na cultura do brasileiro aceitar o super cotonete no nariz para um PCR ou antígeno. Até os mais corajosos fazem cara feia. Se o Brasil é um exemplo de vacinação, a testagem é um fiasco. Um jornalista brasileiro residente na Alemanha, que não foi vacinado, tem que fazer o teste para poder circular. O resultado de um teste é muito mais importante do que o certificado de vacinação.

Até a chegada do PCR ou antígeno, o teste rápido, feito com uma gotinha de sangue, atraiu os vampiros da máfia da saúde. Foram vendidos testes que não funcionavam, com preços superfaturados, e muita gente foi parar na cadeia por causa deste mercado abutre. Os testes fizeram parte da onda de respiradores fantasmas. Uma tentativa de fazer fortuna com o medo alheio e o desconhecimento científico.

Definitivamente, o certificado de vacinação é uma ficção. Quem está vacinado corre o risco de pegar uma das novas cepas. Pode não ter sintomas graves, mas estará contaminado.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.