Escolas, de todos os grupos, precisarão de apoio com adiamento do Carnaval

Escolas, de todos os grupos, precisarão de apoio com adiamento do Carnaval

Socorro para as escolas de samba de todos os grupos

Por Cláudio Magnavita*

Não há dúvidas sobre a necessidade de se transferir ou cancelar o Desfile de Carnaval. Também não há dúvidas sobre a necessidade do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio socorrerem as escolas de Samba. Não apenas as do grupo Especial, como também as do grupo de Acesso e da Intendente Magalhães.

Sem carnaval não há receita e estas escolas não aguentam um segundo ano sem desfiles, sua principal fonte de renda. Elas são instituições da vida carioca e o socorro é necessário. Não podem ficar sem o apoio oficial e, até, de grandes empresas. O imaginário carioca no exterior deve-se muito às nossas escolas de Samba.

Nesta pandemia, no primeiro ano, o apoio foi pífio e inexistente. Existe uma atividade econômica por trás deste setor, que gera emprego e receita não apenas no Carnaval, mas durante todo o ano. O patrocínio de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Rio é um paliativo. Essa é uma conta a ser paga pela sociedade como socorro, como vários outros setores tiveram o seu SOS. Devemos transferir o carnaval, mas sem matar as escolas.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã