Está na hora de um sonoro basta

Está na hora de um sonoro basta 

Por Cláudio Magnavita*

É preciso um sonoro basta contra o descaso histórico contra trecho de subida da BR-040. A tragédia de Petrópolis deixou clara a irresponsabilidade histórica do Poder concedente e da concessionária Conser com a conservação da rodovia. Com o beneplácito de políticos importantes, a empresa sugou o que pode. Encheu as burras de dinheiro e financiou o silêncio. Chega! Está na hora de um sonoro basta. Impossível conviver mais tempo com isso. A tragédia provou o quanto é fundamental a rodovia para o socorro das vítimas e para a reconstrução de Petrópolis.

O Ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, tem que chamar a Advocacia Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para buscar uma solução EMERGENCIAL. Chega de blá-blá-blá e de pedir paciência. Não podemos mais esperar. Esta artéria está entupida e nas chuvas colapsou. Enfartou!

Não se trata de falar de asfalto ou conforto, mas das encostas, dos desabamentos e da incapacidade de eles cuidarem do básico.

O problema vai além de Petrópolis. É uma via de escoamento de produção e de alto tráfego de caminhões.

A reabertura do uso da antiga Rio-Petrópolis é a desmoralização extrema. A estrada imperial, com trechos de pedra, é quem socorre quem deseja acessar Petrópolis até para chorar os seus mortos.

Colocar como emergência a reconstrução do trecho ainda sob o poder da Conser é um ato de reparação e decência.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã