Por:

Uma medida que fará toda a diferença

Uma medida que fará toda a diferença 

Por Cláudio Magnavita*

Quanto tempo a economia petropolitana levará para se recuperar? Esta questão toma conta do meio empresarial e, principalmente, do comércio de Petrópolis. O cenário de Guerra sinaliza que haverá um ciclo de, pelo menos, 45 dias para os primeiros sinais começarem a aparecer. Até lá, muita gente vai quebrar.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, apresentou ao Governador Cláudio Castro uma ideia que o chefe do executivo adorou e ordenou ser colocada em prática. Trata-se de uma iniciativa que merece ser abraçada por todas as entidades empresariais do estado.

É um verdadeiro ovo de Colombo. Fácil de ser colocado em pé, Farah possui todos os mecanismos e, de certa forma, já o colocou em prática a 49 quilômetros de Petrópolis. As fórmulas estão prontas.

É incalculável a quantidade de recursos que serão necessários para colocar em pé a cidade. Imaginem se estas compras fossem realizadas de forma prioritária, por empresas de Petrópolis. Estaria iniciado o círculo virtuoso. Valorizar os empresários petropolitanos tanto na prestação de serviço, quanto na compra de insumos. Como prefeito de Três Rios, Vinicius Farah fez exatamente isso. Criou o Compras Públicas e incentivou que pequenas, médias e grandes empresas comprassem entre si. A receita do município cresceu 26%. Farah fez 42 leis municipais incentivando este comércio local. Todo o investimento para a reconstrução de Petrópolis poderá ser usado para “reconstruir” a economia local.

Como experiente gestor municipal e responsável pela transformação da vizinha Três Rios, o secretário Vinícius Farah poderá deixar uma marca na reconstrução da cidade que ele adota e na qual foi muito bem votado na sua eleição para deputado federal.  

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.